Quantas vezes já teve problemas em iniciar o seu computador, ou porque o sistema ficou complemente “marado” e não arranca ou bloqueia no arranque ou simplesmente deixou de conseguir ter “boot” no seu disco rigido ???
Certamente que muitos nunca tiveram este problema, mas existe com certeza uma percentagem substancial que sim, já teve este ou outro tipo de problema parecido.

E nem sempre é necessário realizar o tão "flamigerado" Format C: , mas tudo pode passar por uma simples reparação do sistema operativo...

Como ?

A WinTech explica tudo tintim-por-tintim...

Se não consegue arrancar o seu sistema operativo, porque por exemplo possui o boot danificado, obtem um ecran-azul no inicio ou não consegues sequer resolver o problema através do Modo de Segurança, saiba que existe a possibilidade de reparar o seu sistema operativo e sem perder qualquer informação, por exemplo documentos, musicas, filmes, ou programas instalados, etc...

Será no entanto importante tentar analisar o problema e ver o que está a causar a falha no sistema, poderá ser um problemas de hardware, como a simples instalação de um software que se revelou incompativel, mas também pode acontecer o facto que achamos mais “chato” que pode acontecer, o caso da perca de “boot” do disco rigido.

Deixamos aqui como nota que a utilização desta medida vai remover quaisquer actualizações que não estejam presentes no CD de instalação, assim como drivers, voltando tudo ao “estado” definido por defeito numa instalação original  do Windows XP, pode ainda ser necessário ter que reactivar o sistema operativo.

Vamos então dar inicio ao processo de reparação :

Primeiro que tudo deverá reiniciar o seu computador através do CD de instalação do Windows XP, lembre-se no entanto que deverá ser a mesma versão do que tem instalado, por exemplo não pode reparar um sistema Windows XP Home com o CD dum Windows XP Profissional.  Se não sabe como o fazer então siga as seguintes instruções :
* Reinicie o seu PC e vá premindo a tecla DEL (que é a mais usada na maioria dos computadores para aceder à Bios).


* Vai-lhe aparecer um ecrã que lhe permite configurar todos os aspectos relativos à configuração do hardware do seu computador. Importa salientar que existem Bios diferentes e como tal nem todas as definições se encontram no mesmo sitio numas e noutras. Vamos apresentar os dois casos mais comuns.


* No caso de possuir uma Bios semelhante à representa nas imagens apenas teria que ir à opção Boot, e escolher Boot Device Priority.


Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

* Nessa opção o CDROM tem sempre que aparecer primeiro que o Disco Rígido de forma a que o arranque possa ser feito a partir do CD. Caso contrário o sistema iria arrancar do disco rígido ignorando o que se encontrava no leitor. Sintetizando, não há qualquer problema em ter a drive de disquetes em primeiro lugar. Tenho é em atenção a posição do CD-ROM em relação ao disco rígido. CD-ROM sempre primeiro. No caso de possuir uma bios diferente desta da American Megatrends, por exemplo uma da AMIBIOS, teria de seleccionar a opção Advanced Bios Features e aí procurar pela opção Boot Device. Não se esqueça CD-ROM sempre primeiro que o disco rígido, grave as alterações e saia da Bios.

Antes de surgir o logo do Windows, será questionado se pretende arrancar pelo CD, bastanto para isso premir uma tecla.





Passos a dar na reparação :
De seguida surgirá um ecrã azul de carregamento do sistema Windows através do CD.

Aos Utilizadores de RAID/SCSI/UDMA Não Suportados:
Vai surgir no ecran uma mensagem “Pressione F6 para instalar controladores SCSI ou RAID". A maioria dos utilizadores não necessitam de premir a tecla F6, mas se estiver na posse de um sistema que tenha controladores RAID, SCSI ou um UDMA que não seja suportado pelo Windows XP, vai ter que ter também uma disquete com os controladores de forma a que o Windows consiga carregar os respectivos drivers e prosseguir a instalação. Se não sabe se possui ou não um destes controladores, deixe então o sistema prosseguir e não prima a tecla F6.



Uma vez completo, vai ser confrontado com o Menu de Instalação, onde surgirão três opções :

Para Configurar o Windows XP Agora Pressione ENTER
Para Recuperar Uma Instalação do Windows XP Utilizando a Consolda de Reparação , Prima R.
Para Sair do Programa de Configuração Sem Instalar o Windows XP Prima F3.


Destas opções vamos escolher a PRIMEIRA opção, e NÃO a utilização da Consola de Recuperação.

Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

Pressione F8 para prosseguir e assim desta forma concordar com a Licença de Utilização do Windows XP.


De seguida a Instalação do Windows XP, vai encontrar as instalações já existentes do Windows XP. Sendo que de seguida sera questionado se pretende reparar a instalação já existente ou se pretende instalar de novo o sistema.



Se por acaso o programa de configuração do Windows XP não conseguir detectar nenhuma instalação já existente no seu disco rigido não será oferecida a opção de reparar e é possivel que tenha um problema no seu disco rigido ou na partição.


Escolha então a opção de reparação pressionando a tecla R, e de seguida o programa de configuração iniciará a copia de ficheiros e a total reinstalação tal e qual como se estivesse a instalar de novo o sistema operativo mas com a vantagem de não ir perder qualquer tipo de informação como documentos, e outros ficheiros.





Este é um processo que pode resolver inumeros problemas e ajudar na resolução de casos que por vezes parecem mais complicados...
Esperamos que seja útil...

Em caso de dúvida pode sempre utilizar o nosso fórum.
 
 Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 29953 vezes Modificado em Out. 16, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top