Os jogos online são cada vez mais apelativos para os mais novos, cujo entusiamo os torna alvos fáceis para os cibercriminosos. De acordo com um estudo da Kaspersky, entre julho de 2023 e junho de 2024, as soluções de segurança da empresa identificaram mais de 6,6 milhões de tentativas de ataque, principalmente em jogos como o Minecraft, Roblox e Among Us, que contam com grandes comunidades de jogadores.

Com a ascensão dos jogos online, os cibercriminosos utilizam estratégias cada vez mais sofisticadas, incluindo o uso de Inteligência Artificial, para manipular e enganar jogadores. Promessas de “skins” exclusivas, moedas virtuais e prémios falsos são usados como isco, levando muitas vezes os jovens a fazer o download de programas maliciosos disfarçados ou a partilhar informações pessoais sensíveis, que podem ser usadas para roubo de identidade ou extorsão.

No período em análise, as soluções da Kaspersky detetaram um total de 6,6 milhões de tentativas de ataque, nas quais os cibercriminosos tentaram atrair jovens jogadores, mencionando jogos de vídeo populares. As principais ameaças identificadas incluem downloaders, que instalam outros malware sem o conhecimento do utilizador, software de publicidade indesejada (adware) e trojans.

Número de utilizadores atacados subiu em 2024

No primeiro semestre de 2024, foram registadas 3,16 milhões de tentativas de ataque, uma diminuição de 7% face aos 3,4 milhões de casos no segundo semestre de 2023. Um declínio que pode ser explicado por um maior interesse em jogos no ano transato, devido a eventos como o lançamento do filme “Five Nights at Freddy's” e outras atualizações.

Porém, esta diminuição foi acompanhada por um aumento do número de utilizadores atacados, que subiu mais de 30%, para os 132.000. No segundo semestre de 2023, este número era de 100.000 utilizadores. Globalmente, durante o período em análise, 207.000 utilizadores tentaram descarregar aplicações maliciosas ou potencialmente indesejadas sob o disfarce de jogos populares para crianças.

Esta evolução pode ser explicada pelas tendências observadas recentemente pela Kaspersky no desenvolvimento do panorama de ciberameaças, nomeadamente:

  • Ataques mais sofisticados: os cibercriminosos são cada vez mais exímios a compreender as tendências e os interesses atuais da indústria dos jogos, utilizando este conhecimento para criar esquemas mais astutos e menos óbvios. Em vez de ataques amplos e gerais, estão a focar-se em áreas de grande interesse, tornando as suas táticas mais eficazes.
  • Utilização de ferramentas de automatização: os criminosos estão a utilizar cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) para automatizar e personalizar os ataques de phishing, que podem criar mensagens convincentes e mais suscetíveis de enganar os jovens jogadores. Paralelamente, os novos kits avançados de phishing, que consistem em modelos pré-fabricados de páginas de phishing, criados através de ferramentas automatizadas, aparecem constantemente na dark web, permitindo que os atacantes implementem ataques altamente eficazes, que imitam plataformas de jogos populares.

O top10 de jogos infantis mais explorados, entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro de 2024, inclui:

  1. Minecraft: 3,094,057 tentativas de ataque
  2. Roblox: 1,649,745 tentativas de ataque
  3. Among Us: 945,571 tentativas de ataque
  4. Brawl Stars: 309,554 tentativas de ataque
  5. Five Nights at Freddy’s: 219,033 tentativas de ataque
  6. Fortnite: 165,859 tentativas de ataque
  7. Angry Birds: 66,754 tentativas de ataque
  8. The Legend of Zelda: 33,774 tentativas de ataque
  9. Toca Life World: 28,360 tentativas de ataque
  10. Valorant: 28,119 tentativas de ataque

A natureza destes ataques destaca a vulnerabilidade dos jovens, que, em muitos casos, desconhecem os riscos associados a downloads de fontes não verificadas. Para manter a segurança online, a Kaspersky aconselha os pais e educadores a:

  • Manterem-se informados sobre as ameaças mais recentes e a monitorizarem ativamente as atividades online dos mais novos.
  • Ter uma comunicação aberta com os seus filhos sobre os potenciais riscos que podem encontrar online e aplicarem diretrizes rigorosas para garantir a segurança.
  • Ajudar os mais jovens a escolher uma palavra-passe única e a alterá-la periodicamente.
  • Estabelecer regras básicas claras sobre o que os filhos podem ou não fazer online e explicar o porquê destas regras, que devem ser revistas à medida que as crianças crescem.
  • Proteger eficazmente os mais novos através de aplicações específicas para a parentalidade digital, como o Kasperky Safe Kids. Este tipo de aplicações ajuda os adultos a garantir uma experiência digital segura e positiva para os mais pequenos, estabelecendo hábitos saudáveis, protegendo-os de conteúdos inadequados, equilibrando o tempo de ecrã e monitorizando a localização física das crianças.
  • Ensinar boas práticas de cibersegurança aos mais novos através do Alfabeto da Cibersegurança Kaspersky, desenvolvido por especialistas da Kaspersky. Neste livro, podem ficar a conhecer novas tecnologias, aprender as principais regras de ciber-higiene, descobrir como evitar ameaças online e reconhecer os truques dos burlões. O PDF do livro pode ser descarregado gratuitamente aqui.

 

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de mil milhões de dispositivos protegidos até à data contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, a profunda inteligência de ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky estão constantemente a transformar-se em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 415 vezes
Tagged em
Top