O 37.º aniversário do lançamento ZX Spectrum vai ser assinalado no Município de Cantanhede com uma tertúlia no auditório do Museu da Pedra, no próximo dia 27 de abril, sábado, às 15h00.

Confirmada está a participação de António Dias Figueiredo, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, co-fundador do Instituto Pedro Nunes, proponente do Projecto MINERVA (informática nas escolas nos anos 80) e membro da equipa do computador pessoal Português ENER1000. Serão também participantes André Luna Leão, fundador do blog Planeta Sinclair, e João Diogo Ramos, engenheiro informático natural de Cantanhede, promotor da iniciativa e curador da exposição LOAD””, que ficará patente ao público na unidade museológica, no âmbito da celebração da efeméride.

Outro interveniente de relevo é Gonçalo Quadros, fundador e CEO da Critical Software, neste caso através de uma entrevista gravada propositadamente para este encontro de entusiastas do mítico computador dos primórdios da generalização da informática para uso pessoal.

A exposição LOAD””, que será inaugurada de seguida, está estruturada com base na coleção Geração Spectrum, que tem sido apresentada em fóruns e eventos da área a nível nacional e internacional. É constituída por cerca de 100 computadores Spectrum de Países como Inglaterra, Portugal, EUA, Espanha, França, Polónia, Egipto, Argentina ou Brasil e inclui inúmeros periféricos (sistemas disquetes, gravadores cassetes, sistemas cartuchos, impressoras, modems, joysticks, ratos, canetas óticas, monitores, cassetes, cartuchos, discos vinil ou teclados externos), manuais, livros e revistas de época. Outra vertente da coleção é dedicada à história das empresas de Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, e contempla todos os veículos elétricos, aparelhos de medida, calculadoras, relógios, TVs de bolso e rádios/aparelhos áudio.

A coleção é propriedade de João Diogo Ramos, engenheiro informático colaborador do Grupo Critical Software há 17 anos e atualmente CEO de uma das empresas do grupo. É ainda cofundador de outras empresas, projetos e associações ligadas ao empreendedorismo tecnológico.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 561 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top