O diretor executivo do CDI Portugal, João Baracho, vai abrir a segunda edição do Games for Good que começa hoje, ao ser o keynote speaker em conjunto com Carlos Rosa, diretor do IADE, na única game jam de responsabilidade social realizada no nosso país. O CDI Portugal é responsável pelo Apps for Good, programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas sociais.

O Games for Good pretende contribuir para resolver problemas reais do mundo das ONG, organizações de solidariedade social e outras organizações de utilidade pública, bem como proporcionar num ambiente exclusivo e altamente criativo e interativo o desenvolvimento de jogos ou soluções de gamificação.

Promovido pela Universidade Europeia e organizado em parceria com a ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática), a Ludoteca e a Bee Engineering, o Games for Good decorre entre 13 e 15 de abril no IADE. Os participantes irão criar jogos com temas propostos por ONG, organizações de solidariedade social e outras organizações de utilidade pública e sem fins lucrativos.

O diretor executivo do CDI Portugal, João Baracho, será um dos oradores convidados para este evento e irá abordar a importância e a influência da tecnologia na responsabilidade social.

O CDI é uma das mais reconhecidas Organizações Não-Governamentais a nível mundial e lançou o Apps for Good, o programa educativo tecnológico que tem como objetivo principal fazer emergir uma nova geração de jovens empreendedores que criem soluções tecnológicas inovadoras para resolver problemas sociais.

“São eventos como estes que demonstram como os jogos podem ter um impacto positivo na sociedade e é um privilégio poder dar o meu contributo e salientar como a tecnologia e o empreendedorismo jovem ajudam na resolução de problemas reais e de causas sociais”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

 

Lançado há cinco anos pelo CDI, liderado por João Baracho, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

 

O Apps for Good conta com vários parceiros, como a Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, Fundação PT, IBM, SAP, DNS.pt, REN, SAGE, DECSIS, SRS Advogados e PWC entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direção-Geral de Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês e diversas associações de professores. Este programa é ainda financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 410 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top