David Emm, Investigador de Segurança na Kaspersky Lab, afirma que “a indústria de gaming é extremamente lucrativa e, com mais de metade dos jogadores a jogar regularmente online, está a tornar-se num alvo cada vez mais atrativo para os hackers. No entanto, muitos jogadores não tomam as devidas precauções: de acordo com a investigação elaborada pela Kaspersky Lab, apenas 5% dos inquiridos enumerou as suas contas de jogo como uma das três que requerem palavras-passe mais fortes.
Os jogadores online – quer amadores quer profissionais – estão, compreensivelmente, preocupados com a segurança das suas contas, temendo que estas sejam hackeadas ou que não lhes consigam aceder por se esquecerem das suas palavras-passe. Este é um dilema que os utilizadores enfrentam todos os dias, com muitos a optarem pela opção mais segura de utilizar a mesma palavra-passe para todas as contas que têm ou palavras-passe simples que os hackers conseguem facilmente adivinhar.
Só ao tomar as devidas precauções e ao utilizar palavras-passe fortes e distintas é que as pessoas conseguirão garantir que as suas contas pessoais estão protegidas e que todos os seus esforços não foram em vão. Para além disso, os jogadores devem também proteger os seus computadores e não desativar algumas funcionalidades apenas por recearem que estas interfiram com o seu jogo”, conclui.