Quem teve o previlégio de jogar nos anos noventa aos diversos titulos desenvolvidos pela Lucas Arts, empresa do conhecido George Lucas, certamente que já ouviu falar e se lembra de "Day of The Tentacle".

Aliás, pensamos mesmo que Day of The Tentacle (lançado em 1993) é um dos títulos que mais fãs teve nos anos 90. A criatividade com que foi desenvolvida a histórias, as personagens, a banda sonora e vozes dão, sem dúvida, uma envolvência única. Day of The Tentacle foi dos primeiros títulos em que as vozes, na apresentação, surgia num dos primeiros passos dados pelas placas de som da Creative, e que ainda eram, imagine-se, a oito bits com dois canais "monos" criando um falso estéreo e assim tentando dar um ambiente sonoro mais "envolvente".


Em relação à história, o enredo em torno de "Day Of The Tentacle", é muito simples : a personagem principal é Bernanrd Bernoulli, um rapaz com um aspecto muito ao estilo "nerd". Bernard é acompanhado de dois "compinchas" : Hoagie e Laverne que o ajudam a regressar a uma mansão. Mas, e para ajudar os nossos amigos visitantes a reviverem a história a perceberem melhor o enredo, deixamos aqui o vídeo de apresentação do jogo.

De seguida, e visto que a máquina do tempo se encontra "escangalhada" em virtude da baixa qualidade do diamante usado, as três personagens são separadas : uma fica no presente, outra vai para o passado e outra vai para o futuro. Obviamente que tudo o que se fizer no passado afectará o presente e consequentemente o futuro...Pensamos que já deixamos claro que este titulo deverá ser jogado com muita atenção e perspicácia de forma a se conseguir chegar ao fim e levar de vencida os famosos "tentáculos do mal".

Ah, e a titulo de curiosidade, podemos ainda referir que "Day of The Tentacle", é um jogo que segue "Maniac Mansion", outra aventura gráfica da Lucas Arts que tinha sido desenvolvida um par de anos antes. Este titulo mais antigo, pode inclusive, ser jogado dentro de "Day of The Tentacle".


Ao nível da jogabilidade, este titulo usa o tradicional sistema de "apontar e clicar", uma metodologia bastante popular nos títulos da Lucas e desta década. O utilizador selecciona a direcção que a personagem tem de tomar clicando em qualquer ponto do ecrã, depois existem diversas opções de "apanhar" ou "agarrar", "olhar" e "empurrar" que permitem ir avançando no jogo à medida que o enredo se vai desenvolvendo.

youtube.com/watch?v=0HaYZsc66Bk


Um jogo fantástico, tal como todos os outros da LucasArts (que contamos ir revelando nas próximas edições do Baú dos Jogos), que ocuparam muitas horas da nossa juventude.

Infelizmente este jogo ainda não é "abandonware", no entanto conseguimos obter uma versão de demonstração que permite jogar durante algum tempo.

Como tem vindo a ser habitual, este jogo necessita do DOSBOX, sendo que quem ainda não tiver esta espetacular aplicação instalada no PC pode recorrer à nossa ajuda e do nosso tutorial sobre como o fazer.

 

Download : Day of the Tentacle [Demo]


Para finalizar, lembramos que pode sempre deixar a sua sugestão com um simples comentário, ou se preferir no nosso Facebook em https://www.facebook.com/BaudosJogos . Até breve ! :)

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1000 vezes Modificado em Out. 27, 2013

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top