Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

A Valve revelou esta semana o seu novo controlador otimizado para o Steam e dispositivos com o SteamOS, também conhecidas como Steam Machines, concluindo a série de anúncios desta semana que visam colmatar uma lacuna existente nos jogos de PC num ambiente de sala de estar.

O Steam Controller foi projetado para funcionar com todos os jogos do Steam: passados, atuais e futuros. Até mesmo os jogos mais antigos do catálogo e aqueles que não foram feitos para suportar controladores de jogo.


Contrastando com a configuração dual-analógico dos controladores "tradicionais", os elementos mais proeminentes do Steam Controller são os seus dois trackpads circulares, manipulados pelos polegares do jogador. Os trackpads permitem uma fidelidade de absorção muito maior do que a possível anteriormente com comandos tradicionais. Para além disso, estes trackpads são também clicáveis, permitindo que toda a superfície funcione como um botão.

O Steam Controller foi construído em torno de uma nova geração de resposta háptica super precisa, empregando atuadores lineares ressonantes duplos. Estes ímans eletromagnéticos pequenos, fortes e pesados estão fixos a cada um dos trackpads, sendo capazes de gerar uma alta variedade de força e vibração, permitindo controlo preciso sobre a frequência, amplitude e direção de movimento.


No centro do comando está outra superfície sensível ao toque com um ecrã de alta definição. Esta superfície também é fundamental para alcançar o objetivo principal do comando – compatibilidade com todos os jogos do catálogo Steam. O ecrã permite disponibilizar uma infinidade de ações distintas sem exigir uma infinidade de botões físicos.

Os botões e as zonas de controlo foram distribuídos tendo em mente a frequência de utilização, necessidade de precisão e conforto ergonómico. Existe um total de 16 botões no Steam Controller. Metade deles são acessíveis sem exigir que os polegares saiam dos trackpads, incluindo dois na parte de trás. Todos os controlos e botões foram colocados simetricamente, tornando esquemas para canhotos ou destros facilmente configuráveis pelo software.

De forma a suportar o catálogo completo de jogos já existentes no Steam, existe um modo padrão que permite que o comando seja representado como um teclado e rato. A Comunidade Steam pode utilizar a ferramenta de configuração para criar e partilhar esquemas de controlo para os seus jogos favoritos.


O Steam Controller foi criado desde o princípio para ser "hackeável". Da mesmo forma que a Comunidade Steam e os utilizadores do Workshop proporcionam um valor tremendo com as suas adições aos jogos no Steam, a Valve acredita que a comunidade também contribuirá para o design do Steam Controller. A Valve planeia disponibilizar ferramentas que permitirão a participação dos utilizadores em todos os aspetos da experiência, desde o design industrial até à engenharia elétrica.


Para mais informações sobre o Steam Controller, visite http://store.steampowered.com/livingroom/SteamController/.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 955 vezes Modificado em Set. 28, 2013

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top