Mais uma semana que passou e mais uma "pérola" que desenterramos do nosso Baú dos Jogos. Esta semana trazemos um dos jogos mais fascinantes no que diz respeito à gestão de uma equipa de futebol.

"The Manager" surgiu em 1991 e foi considerado por muitos (muito antes do famoso Championship Manager, e mais recentemente Football Manager) como um dos melhores jogos de gestão futebolística.



Também conhecido na Alemanha como "Bundesliga Manager", este jogo foi um sucesso em toda a Europa, e Portugal não foi excepção, contudo e na nossa opinião o marketing que esteve por detrás da promoção do titulo não foi a melhor e poderá ter passado ao lado de muitos jovens (na altura)...

Quem teve a felicidade de jogar a este titulo sabe muito bem do que estamos a falar, muitas foram as horas em torno de equipas do campeonato Inglês. O que tornava este titulo tão viciante, é que independentemente da equipa que fosse escolhida (Manchester United, Everton, Liverpool) o clube começava sempre da Terceira Divisão e com o plantel actualizado para a época de 1992 / 1993 mas com os valores ajustados à realidade e a competição a jogar, ou seja, mesmo com os melhores jogadores da altura as médias dos atributos dos futebolistas eram bem mais baixas do que as equipas que estivessem a disputar a primeira ou segunda divisão, no fundo tínhamos uma tarefa árdua e difícil pela frente...

 

 

O objectivo, como sempre nestes jogos, é chegar ao primeiro escalão Inglês, a Premier League. Para tal teríamos de escolher as tácticas e por a jogar os melhores, antes dos jogos (e caso houvesse dinheiro para tal) poderíamos fazer um estágio para motivar os atletas para o jogo do fim de semana. Entre as diversas opções do jogo, muito completo diga-se, destaque para a possibilidade de definir o tipo de treino, preço de bilhetes, publicidade para camisolas, tipo de estádio (lotação), escolha de holofotes, escolha de placar electrónico, etc... As aquisições de nomes sonantes eram também uma realidade, quem não se lembra de Paul Gascoigne ou Gary Liniker, ou mesmo de Ryan Giggs que nessa altura já estava no Manchester United...Enfim, um jogo viciante e do mais completo que existiu.

No que diz respeito ao ambiente gráfico durante as partidas jogadas, podemos dizer que as animações apresentadas são também elas muito engraçadas. Em relação ao som, não espere muito, pois em 1991 eram poucas as pessoas que detinham computadores equipados com placas de som, e onde o PC Speaker imperava, pelo que pouco ou nenhum som terá enquanto joga.


A jogabilidade, e como ainda acontece nos dias de hoje, é feita através do rato. O jogo pode ser instalado recorrendo, ao habitual, DOSBox.


Em jeito de apreciação final ao "The Manager" podemos dizer que está simplesmente no topo de simuladores e estratégia futebolística. Se procura um titulo para se entreter durante os próximos tempos, e se gosta de "relíquias" então aconselhamos a descarregá-lo e a experimentar.

O jogo para ser executado deverá ser instalado em primeiro lugar através do DOSBox e em caso de ter dúvidas temos um guia que explica como o fazer...

 Download: The Manager


Para finalizar, lembramos que pode sempre deixar a sua sugestão com um simples comentário, ou se preferir no nosso Facebook em https://www.facebook.com/BaudosJogos . Até breve ! :)

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1983 vezes Modificado em Jul. 14, 2013

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top