Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

A décima loja Media Markt em Portugal é pioneira na adoção de um novo modelo operacional que colocará o cliente no centro de todos os seus movimentos.

No dia 17 de Novembro de 2016 a Media Markt apresentou oficialmente a sua décima loja, situada em Matosinhos. Uma loja que é também a primeira do grupo a adoptar um novo modelo operacional de negócio e com uma oferta diferenciada na experiência de compra do consumidor final. Trata-se da loja mais digitalizada e experiencial da Media Markt em Portugal e é, também, a primeira a estabelecer novos parâmetros para o futuro do retalho.

 

Manuel Coimbra, Diretor Regional da Media Markt em Portugal, recebeu a Wintech e outras agências de noticias em Matosinhos e contextualizou a abertura da nova loja - “A Media Markt Matosinhos abriu as portas à mudança. O objetivo é reformular todos os estabelecimentos da Media Markt em Portugal de modo a adaptá-los ao novo modelo”, explica “Com este projeto, a Media Markt aposta fortemente no mercado português, onde vê grandes possibilidades de crescimento”.

 

O projeto implicou uma profunda alteração do sistema tecnológico com o qual funciona a empresa, para avançar perante a transformação digital e a omnicanalidade em que está inserida a Media Markt

 

O projeto implementado em Portugal é um projeto-piloto que supõe uma transformação do modelo operacional da empresa. Estas transformações assentam nas rápidas mudanças dos hábitos de compra dos clientes e as novas possibilidades que oferecem as tecnologias, e na necessidade da empresa se adaptar a estas novas nuances do mercado de retalho.

Esta iniciativa redefinirá a estrutura interna da Media Markt com o objetivo de ganhar em eficiência e relevância para os clientes. O projeto inclui o desenvolvimento de plataformas que ligam todos os pontos de contacto do negócio, oferecendo aos clientes experiências personalizadas através de todos os canais de venda (omnicanal).

 

 

A Media Markt demonstra o seu compromisso com o mercado português escolhendo Matosinhos para efetuar o teste piloto do projeto, que constitui um dos maiores investimentos do grupo 


Para além de todas as mudanças de modelo de negócio que são salientadas por Manuel Coimbra durante a apresentação à imprensa, uma coisa salta à vista de todos que o acompanham pelos corredores, o aspecto e a “linguagem” da nova loja de Matosinhos.


A loja de Matosinhos é um salto significativo na forma de estar no mercado face a qualquer outra loja da companhia. E não são apenas as mudanças internas que marcam essa diferença mas também as alterações físicas na loja, que “fala” com o consumidor, mas mais importante, pede que o consumidor fale com a loja... fale, mexa, pergunte e interaja. Exemplos disso mesmo são algumas das inovações com que nos vamos cruzando na loja:

  • Etiquetas Electrónicas – Todos os lineares de loja estão equipados com etiquetas que, através de wi-fi, podem ser centralmente alteradas, devolvendo aos colaboradores o tempo que disponibilizavam para essas alterações, seja agora redirecionado para o cliente
  • Robot WiiGO – Este robot desenvolvido por uma empresa de Matosinhos está a ser testado em loja e é usado como carrinho de compras, um assistente que nos acompanha pela loja e que pretende ser uma ajuda técnica e tecnológica para consumidores com mobilidade reduzida.
  • Áreas de Experimentação – Andando pelos corredores da loja de Matosinhos temos a possibilidade de passar por diferentes áreas onde poderemos testar as mais recentes novidades do mercado de consumo, desde consolas, passando pelos equipamentos de realidade virtual, a loja e os seus colaboradores permitem-nos entrar em contacto com estas novidades tecnológicas.
  • Áreas de Workshops – Existe no modelo deste novo espaço da Media Markt, áreas dedicadas a Workshops. Estará disponível um calendário de “aulas” onde o consumidor poderá tirar dúvidas ou mesmo aprender a trabalhar com equipamentos que poderão passar por computadores, smartphones ou até mesmo robots de cozinha.
  • Catálogo Virtual – Este é talvez um dos equipamentos com maior impacto em toda a loja. Situado na área de grandes domésticos, este catálogo é um enorme ecrã interativo que serve como complemento de venda em loja. Serve para fazer comparações diretas de produtos ou para “simplesmente” conhecer um determinado produto mais a fundo com fotografias pormenorizadas ou uma vista 360 do mesmo.
  • Zonas de Personalização – Esta é uma loja que pretende que o cliente tenha uma experiência de compra total, desde a escolha de, por exemplo, uma consola até à personalização da mesma, tudo no mesmo espaço. O cliente tem aqui a possibilidade de comprar um acessório, uma consola, um frigorifico ou uma máquina de lavar e sair da loja com o equipamento personalizado com uma imagem única, que faz dele também um consumidor único.
  • Displays Interativos – Já pensou poder escolher a música que está a passar na loja enquanto faz as suas compras? Este é só um dos exemplos dos diferentes displays interativos que encontramos em loja.  Levar o seu filho consigo às compras e deixá-lo a colorir um desenho que depois pode ser digitalizado e passado para dento de um display animado.
  • Estacionamento Stop n’Go – Adquiriu um equipamento em loja mas não pode levar de imediato porque ainda tem coisas para fazer... sem problemas combina uma hora para o levantamento é lhe providenciado um documento de identificação dessa compra e à hora combinada dirige-se ao totem da entrada do espaço reservado ao Stop n’Go identifica a compra, estaciona e esta é-lhe entre na sua viatura... Quando a Media Markt disponibilizar o site para compras este serviço também estará disponível.

 

{gallery.start}{gallery.end}


E para promover a interação com os clientes, o estabelecimento conta com três grandes Social Walls nos quais serão projetados conteúdos diferentes a cada momento: desde selfies dos clientes a comentários dos utilizadores nas redes sociais da Media Markt, vídeos sobre os serviços da loja, etc.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1608 vezes Modificado em Nov. 22, 2016

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top