Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

A Microsoft Devices, a nova unidade de negócio da Microsoft que integra a oferta de hardware da empresa, à qual se vieram juntar recentemente os dispositivos Nokia Lumia, apresentou em Portugal, no edifício Microsoft, os primeiros smartphones que chegam ao nosso país após a conclusão da integração.

Para os responsáveis da Microsoft, a introdução no mercado Português dos Lumia 930 e 630, associados à nova versão do Windows Phone 8.1, representa um passo importante na implementação da estratégia da Microsoft, que tem como visão um ecossistema unificado e familiar para os utilizadores, transversal aos vários ecrãs.


O lançamento destes novos equipamentos, que associam uma forte componente de inovação a um design apelativo e alinhado com as tendências do mercado, representa uma importante aposta da Microsoft no mercado Português, onde vai continuar a apresentar novidades para os segmentos de consumo e empresarial.

Nokia Lumia 630 e 635

O primeiro smartphone apresentado, o Nokia Lumia 630, é o reflexo desta nova realidade e simbiose perfeita entre a inovação da Microsoft e a tecnologia Lumia.

Esta linha do Lumia 630, podemos dizer assim, é dividida em três modelos:

O Nokia Lumia 630 Single Sim, um dispositivo que chegará aos portugueses através de venda via operadores (estando a ser negociado com um dos operadores nacionais), não tem o preço de venda definido.

O Nokia Lumia 630 Dual Sim já está no mercado e tem um preço de venda (desbloqueado) de 189,90€.

Por sua vez, e finalmente, o ultimo modelo desta linha é o Nokia Lumia 635 dispondo apenas de uma diferença em relação ao 630 Single Sim : o suporte a ligações LTE (4G). A chegada deste equipamento a Portugal deverá acontecer dentro de algumas semanas.

Eis algumas das características que a linha de Nokia Lumia 630/635 apresentam :

  • Um processador Snapdragon quad-core, que permite uma experiência de socialização mais rápida, nomeadamente com a utilização do Word Flow, mas também através de apps sociais, como o WhatsApp, o WeChat, ou o Instagram.
  • Um design colorido e original, com tampas traseiras substituíveis, em laranja vivo, verde vivo e amarelo vivo, assim como em branco e preto mate.
  • Um ecrã ClearBlack de 4.5 polegadas, excelente para os momentos de entretenimento proporcionados, por exemplo, pelos jogos Xbox, pelo serviço de streaming de música Nokia MixRadio, ou por apps de fotografia como a Storyteller.
  • Mais opções de escolha em termos de comunicação, de que são exemplo a possibilidade de utilização de dois cartões de utilizador no Lumia 630 Dual SIM; ou o acesso super-rápido à Internet em plena mobilidade proporcionado pelo Lumia 635 4G/LTE.
  • As mesmas experiências disponibilizadas pelos smartphones Lumia de topo, incluindo o SensorCore com o Bing Health and Fitness, Microsoft Office, OneDrive, Nokia Camera, assim como a navegação e os mapas do HERE.
  • Mais capacidade de armazenamento, através da utilização de cartões de memória externos até 128 GB, permitindo guardar mais imagens, vídeos, músicas e aplicações.


youtube.com/watch?v=DXU9ruj6Clc

Dotado de tecnologias e aplicações avançadas e proporcionando uma excelente experiência Windows Phone 8.1, o Nokia Lumia 630 Dual SIM permite ainda a utilização de dois cartões de operador em simultâneo, apresentando-se como uma das melhores propostas do seu segmento”, afirma Luis Peixe, Head of Mobile Device Sales, da Microsoft.

Nokia Lumia 930

Após a apresentação do Lumia 630 e 635, os responsáveis da Microsoft focaram-se no “topo de gama” dotado do Windows Phone 8.1 e que chegará em Julho : O Lumia 930.

 


Como já dissemos, o Nokia Lumia 930 é um smartphone de topo que proporciona as melhores funcionalidades da Microsoft e da família Lumia em termos de experiências de imagem e vídeo. Estamos perante um dispositivo que representa o expoente máximo do Windows Phone 8.1, incluindo:

  • Uma câmara PureView de 20 megapixel com lentes ZEISS, estabilizador ótico e Rich Recording avançado, oferecendo uma experiência de vídeo e imagem sem falhas.
  • A inovadora função Living Images da Nokia Camera, que adiciona movimento e mais emoção às imagens estáticas, ao mesmo tempo que as apps de imagem Nokia Storyteller, Nokia Creative Studio e Nokia Refocus elevam a fasquia em termos de criatividade.
  • Um design deslumbrante, combinando a elegância do metal com o policarbonato vibrante.
  • Um ecrã OLED Full HD ClearBlack de 5 polegadas, para melhor desfrutar os conteúdos de imagem, vídeo, jogos ou aplicações, mesmo em plena luz do dia.
  • Um poderoso processador Snapdragon quad-core de 2.2 GHz, que permite tirar todo o partido das aplicações, dos jogos, da navegação na Web e dos serviços integrados, como o OneDrive, Microsoft Office, Nokia MixRadio e HERE Maps/Drive+.
  • Uma bateria com uma capacidade de 2420 mAh e funcionalidade de carregamento sem fios, para que possa utilizar o smartphone sem se preocupar grandemente com a autonomia.

 

No mundo social em que vivemos, captar e partilhar vídeos e imagens com elevada qualidade tornou-se mais fundamental do que nunca”, refere Luis Peixe, Head of Mobile Device Sales, da Microsoft. “E o Nokia Lumia 930 constitui a síntese perfeita entre a tecnologia e serviços Microsoft e Lumia, de modo a disponibilizar capacidades de imagem e de vídeo inigualáveis num smartphone”.

 
youtube.com/watch?v=RqLZnl-vPrs

Windows Phone 8.1

Tiago Antunes, responsável pela área de Mobile Devices, fez uma breve apresentação das potencialidades e funcionalidades que o Windows Phone 8.1 pode permitir aos seus utilizadores.

Um dos destaques feitos passou pelo alto nível de personalização que o Windows Phone 8.1 permite. Os utilizadores podem agora facilmente alterar e personalizar o seu ecrã principal com fotografias de fundo, fruto da “transparência” que passa a integrar os Live Tiles.

Mais uma vez, e tal como acontece com o sistema operativo para computadores Windows 8, a Microsoft foca-se também na informação. Aqui, e fruto dos Live Tiles, os utilizadores podem ter acesso aos dados que mais lhe são relevantes, por exemplo, os e-mails, o tempo, etc…

Outro dos destaques foi também o Word Flow, uma espécie de “teclado swipe” que encontramos, por exemplo, nos dispositivos Android.

Infelizmente, nesta apresentação, não foi falada da “Cortana”, a assistente pessoal e que tanto tem dado que falar na Internet. Provavelmente, este “esquecimento”, deve-se ao facto de estar apenas disponível em inglês e para o mercado norte-americano.

O Windows Phone 8.1 começará a ser disponibilizado para os atuais dispositivos Lumia com WP8 já a partir deste verão, incluindo também experiências exclusivas da gama Lumia, através de uma atualização “over-the-air” chamada Lumia Cyan, que vai trazer melhorias para a câmara e para as apps Creative Studio e Nokia Storyteller.

Os novos dispositivos Lumia com WP 8.1 introduzem também o inovador “SensorCore”, que faculta a deteção de movimento com um baixo consumo de energia.

{gallery.start}{gallery.end}

 

Aposta no segmento empresarial

A Microsoft revelou ainda que está empenhada em potenciar as capacidades empresariais dos dispositivos Windows Phone. Neste sentido, o Windows Phone 8.1 integra diversas aplicações que beneficiam a utilização do smartphone enquanto ferramenta de trabalho. É o caso do serviço OneDrive, que faculta o armazenamento de conteúdos na cloud e a respetiva partilha em diferentes ecrãs; da suite de produtividade Microsoft Office, que permite aceder, editar e partilhar documentos em Word, Excel e PowerPoint; do OneNote, que faculta a troca de blocos de notas com outras pessoas; ou, ainda, das ferramentas facilitadoras da comunicação, tanto na vertente individual, como o Skype, como numa perspetiva colaborativa, como o Lync.

Por outro lado, as empresas e os profissionais ganham uma segurança acrescida com o Windows Phone 8.1. A encriptação do dispositivo reforça a proteção dos dados e das passwords, enquanto o S/MIME protege as comunicações por email e o IRM (Information Rights Management) defende a propriedade intelectual dos utilizadores. Além disso, os Administradores de Sistemas das empresas podem configurar rápida e facilmente o Exchange, SharePoint, ou certificados Wi-Fi nos equipamentos Windows Phone. Conseguem, igualmente, apagar remotamente dispositivos perdidos ou roubados, assim como controlar o acesso aos recursos corporativos, com gestão de certificados, IPsec, ou SLL VPN.

{gallery.start}{gallery.end}

Novas oportunidades para os developers

Com o Windows 8.1 e o Windows Phone 8.1 os developers podem criar aplicações universais para smartphones, tablets ou PCs Windows, utilizando cerca de 90% do mesmo código, um único sistema de empacotamento e uma interface de utilizador comum. Para ajudar os developers nesta tarefa, foi lançada a ferramenta Visual Studio 2013 Update 2 RC, que vem trazer funcionalidades acrescidas em termos de produtividade e colaboração, incluindo a função Share Projects, que faculta o desenvolvimento de apps que podem ser facilmente customizadas de modo a proporcionarem experiências adequadamente contextualizadas em smartphones, tablets e PCs Windows.

Paralelamente, foi também disponibilizado o novo Nokia Imaging SDK 1.2 Beta, que vem facilitar a criação de apps de imagem de nova geração. O novo Imaging SDK, que pode ser acedido em developer.nokia.com/imaging, integra um conjunto de funcionalidades avançadas de manipulação de imagem e filtros de efeitos para o Windows Phone 8.1 e outros dispositivos Windows.

À medida que se consolidam as tendências “mobile-first” e “cloud-first”, a Microsoft empenha-se em tornar o Windows na melhor plataforma para dispositivos, capaz de produzir aplicações fantásticas, que são, ao mesmo tempo, ágeis, eficientes e atraentes para os utilizadores.

youtube.com/watch?v=HUd-0Vd8r6o


A interação entre dispositivos

A Wintech teve ainda a hipótese de perceber como os dispositivos Windows Phone podem, por exemplo, controlar a utilização da consola Xbox 360. Recorrendo ao Smart Glass, que agora tira mais e melhor partido do Windows Phone 8.1, o utilizador pode aceder à consola através do smartphone e, por exemplo, abrir o seu OneDrive e apresentar as suas fotografias na TV.

Também através do Smart Glass no Windows Phone 8.1 podem ser enviadas mensagens para os contactos existentes no perfil do utilizador.

Outro dos cenários arpesentados, e que se torna particularmente interessante, passa pela possibilidade de usarmos o Smart Glass, por exemplo, para usar o menu principal da consola, ajudando (e muito) na sua navegação.

Foram realizadas ainda mais algumas demonstrações e ficou claro que a aposta da Microsoft na interação entre multi-dispositivos veio para ficar, seja no que diz respeito a computadores, seja nas consolas assim como também nos smartphones.

 

Mais Informações: Nokia

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2594 vezes Modificado em Jun. 06, 2014

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top