Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

Nas ultimas horas as redes sociais agitaram-se com a revelação de Paul Thurrott que revelou a inclusão do botão iniciar no novo Windows 8.1.

Hoje a Microsoft decidiu revelar, de forma oficial, algumas das novidades que o Windows 8.1 vai representar para os utilizadores do Windows 8.

 
Assim, e segundo revelou a empresa norte-americana, Windows 8.1 vai apresentar algumas melhorias ao Windows 8, mantendo e reforçando, contudo, o enfoque e a aposta da Microsoft na experiência de utilização dos consumidores, e do que eles necessitam para usufruir e beneficiar de todo o potencial da próxima geração de PCs e Tablets.

Assim, neste sentido, o Windows 8.1 adiciona agora ao sistema operativo Windows 8 novos recursos e funcionalidades, orientados para uma experiência de utilização ainda mais personalizada e totalmente conectada com a cloud, fomentando uma experiência ainda mais completa e integrada. Adicionalmente, apresenta ainda novas opções de pesquisa, de aplicações disponíveis e de experiência com a Windows Store.

Personalização

No Windows 8.1, o utilizador terá um novo nível de personalização ao sistema operativo. Por exemplo, o ecrã de bloqueio (Lock Screen) poderá ser personalização com imagens a gosto do utilizador e recorrendo ao modo “slideshow, desta forma é possível tornar o seu tablet numa autêntica moldura digital. Estas imagens tanto podem estar no disco do computador ou, se tiver uma ligação à Internet, na cloud através do SkyDrive. A Microsoft dá ainda a possibilidade de tirar fotografias diretamente a partir do ecrã de bloqueio sem que seja necessário realizar o login.

Alem destas novidades, a Microsoft integra no Windows 8.1 novas formas de personalização no “Start screen” (Ecrã Iniciar).

Os utilizadores podem agora escolher o background desse ecrã iniciar, podendo usar o mesmo que está presente no ambiente de trabalho.

Tal como aconteceu no Windows Phone 8 (e Windows Phone 7.8), os “Tiles” (mosaicos) do ecrã Iniciar podem agora ter vários tamanhos, permitindo desta forma uma organização deste ecrã a gosto do utilizador e de forma muito pessoal.





Ainda no ecrã Iniciar, vai ser possível fazer o chamado “swiping” e dessa forma visualizar todas as aplicações instaladas no computador. Uma clara medida pensada nos ecrãs sensíveis ao toque.

As novas aplicações que são instaladas a partir da Windows Store receberá o destaque de “nova” dando dessa forma a hipótese de ser colocada, ou não, diretamente no ecrã Iniciar.

Procurar

O modo de pesquisa foi também alvo de algumas melhorias, e no Windows 8.1 os resultados obtidos na pesquisa vão permitir uma maior interação entre o utilizador e a rede.

 

Apps e a Windows Store

As aplicações que são integradas no Windows 8 foram também alvo de melhorias. A titulo de exemplo, a Microsoft destaca a aplicação “Photos” que a partir do Windows 8.1 terá também novas ferramentas de edição, permitindo de forma rápida e facil a realização de pequenos ajustes.

Outra das aplicações que a Microsoft melhorou no Windows 8.1 é a “Music”, que foi totalmente redesenhada facilitando a reprodução e seleção das músicas por parte do utilizador.

A Microsoft adiantou que estas são apenas algumas das melhorias nas Apps que compõem o Windows 8 e que outras serão reveladas a seu tempo.

 

O Windows 8.1 vai também permitir realizar diferentes tipos de “snap views” (divisão de ecrã) sendo que vai ser possível redimensionar as aplicações conforme o desejado, partilhar o ecrã entre duas aplicações ou ter três aplicações em paralelo abertas no mesmo ecrã, o objetivo é facilitar e melhorar a experiência de utilização do multi-tasking.

A Windows Store também será melhorada, e no Windows 8.1 apresentara mais informações sobre as aplicações disponibilizadas, com listas detalhadas do top de aplicações gratuitas, novos lançamentos, e aplicações relacionadas.

As atualizações das aplicações instaladas no Windows 8 serão feitas de forma automática em segundo plano.

Ligação à Cloud

No Windows 8.1 os ficheiros vão poder ser guardados diretamente no Skydrive, permitindo o acesso fácil aos documentos do utilizador, independentemente de onde esteja.

 

A nova aplicação Skydrive dá o acesso aos ficheiros que estão no dispositivo ou na cloud tornando-os acessíveis mesmo quando está offline.

Definições do PC

O Windows 8.1 vai ainda atualizar o acesso as configurações do PC, dando acesso direto às definições do hardware sem ter de se deslocar ao Painel de Controlo, e tudo isto a partir de um único local.

Internet Explorer

O Windows 8.1 vai trazer o novo Internet Explorer, o IE 11.

A empresa destaca que o novo Internet Explorer 11 está melhorado e otimizado para ecrãs touch, carregamento de páginas mais rápido, entre muitas outras funcionalidades implementadas.

Melhores opções para ratos e teclado

A empresa norte-americana reconhece que são muitos os utilizadores de PCs e do Windows 8 que continuam a usar ratos e teclados, sendo que perante este facto decidiu melhorar algumas funcionalidades para que seja possível também tirar melhor partido destes periféricos.

Um dos exemplos que a empresa dá está relacionado com o botão iniciar que vai passar a marcar presença no desktop no típico canto inferior esquerdo do ecrã.

Recorde-se que dentro de um mês,durante a conferência Build que se realiza nos Estados Unidos, a Microsoft vai disponibilizar a versão de testes pública do Windows 8.1.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2912 vezes Modificado em Jun. 06, 2014

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top