Integrado no programa PME.AI, que faz parte do Microsoft AI National Skilling Program, o curso insere-se numa estratégia mais ampla da tecnológica, que ambiciona formar seis milhões de pessoas em competências digitais ajustadas à realidade da era da IA. As PMEs, que representam mais de 99% do tecido empresarial português, estão no centro desta missão de capacitação, num momento em que apenas 55% destas empresas possuem um nível básico de intensidade digital, abaixo da média europeia. A meta europeia aponta para que mais de 90% das PMEs atinjam esse patamar até 2030.
O curso apresenta uma abordagem modular e prática, cobrindo desde os fundamentos da IA e a sua evolução até às aplicações no dia a dia, incluindo prompting, automação e agentes. São também abordados temas como o impacto da IA nos modelos de negócio, a construção de uma cultura de inovação e os desafios éticos e de cibersegurança. A formação destina-se a líderes e equipas de PMEs que pretendem adotar tecnologias de IA de forma responsável e orientada para resultados concretos.
Segundo Teresa Dâmaso, SME&C Lead da Microsoft Portugal, “as PMEs são a espinha dorsal da economia portuguesa” e, numa altura em que 79% dos colaboradores reconhecem a importância das competências em IA para gerar novas oportunidades, a Microsoft pretende tornar a tecnologia acessível a todos, com conteúdos simples e aplicáveis desde o primeiro dia.
Este curso junta-se a outras iniciativas da Microsoft no apoio à transformação digital das PMEs, como o programa VOICE Leadership, o Microsoft 365 Copilot Chat com preços ajustados às pequenas e médias empresas, e a AI Innovation Factory, que ajuda as organizações na experimentação e implementação de soluções baseadas em IA.