Entretanto, e até ao início de março de 2025, a InPost contabilizava 141 Lockers ativos em Portugal Continental, num total de 7.414 compartimentos disponíveis ao público de Norte a Sul do país.
Esta expansão responde à necessidade de oferecer uma alternativa rápida e segura para os residentes e turistas que visitam aquela ilha das Baleares.
Ibiza possui caraterísticas únicas que tornam a oferta da InPost particularmente relevante. A rede híbrida de pontos de recolha da empresa foi concebida para responder às necessidades dos residentes permanentes e também dos viajantes. A flexibilidade do sistema permitirá que ambos os grupos recebam as suas compras ou envios online de forma eficiente, segura e sustentável, incluindo as transações internacionais
A chegada dos InPost Lockers a Ibiza é apenas o início de uma expansão mais ampla na ilha, que promete melhorar a experiência de envio e recolha para os utilizadores, graças a um modelo logístico dinâmico e adaptável ao seu dia a dia.
A ilha, que fechou o ano de 2024 com 161.000 habitantes (quase 54.000 deles na própria cidade de Ibiza), entra agora na rede InPost com o primeiro Locker, ao qual se juntarão em breve novos locais para aumentar ainda mais a sua capacidade nas Ilhas Baleares e continuar a sua expansão em toda a Espanha.
Modelo de sucesso
O modelo da InPost, utilizado numa dúzia de países europeus tendo como base mais de 82.000 Pontos Packs e Lockers, através dos quais passaram mais de mil milhões de encomendas no ano passado, possui vários pontos fortes.
Por um lado, a ampla dimensão da sua rede permite aos utilizadores terem sempre um Ponto Pack ou um Locker por perto. Isto faz com que possam escolher o ponto que mais lhes convém, em função do local onde vivem, trabalham ou se deslocam, de forma a otimizarem as suas deslocações e aproveitarem as visitas ao supermercado, à bomba de gasolina ou às lojas onde habitualmente fazem compras, por exemplo.
Por outro lado, a InPost oferece dois tipos de pontos de recolha: os Pontos Pack, que correspondem a lojas – normalmente, pequenos comércios de bairro – que se encarregam de receber a encomenda do utilizador e de a guardar até à sua entrega, quando o utilizador decidir levantá-la; e os Lockers, cacifos de inteligentes e seguros que só podem ser abertos através de um código QR que o utilizador recebe no seu telemóvel quando a encomenda é depositada.
Ambos os modelos oferecem diferentes vantagens ao utilizador, como a localização, a disponibilidade horária (os Lockers estão normalmente operacionais 24 horas por dia, uma vez que muitos deles estão localizados em áreas exteriores de estações de serviço ou locais de trânsito) e o facto de também poderem ser usados para devoluções, que o utilizador pode levar a um Ponto Pack ou depositar num Locker.