Se a sua empresa está com dificuldade para padronizar processos e aumentar a produtividade, saiba que um fluxograma é capaz de ajudar a resolver esse problema.

Afinal de contas, por meio dessa técnica, torna-se possível obter maior clareza a respeito dos caminhos que se deve seguir para conseguir alcançar uma determinada tarefa.

Através de um fluxograma de processos, por exemplo, você consegue registrar, de forma visual, todas as etapas fundamentais para poder concluir alguma determinada ação.

Mas, como fazer fluxogramas para aumentar a produtividade? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

O que é um fluxograma de processo?

Em suma, o fluxograma nada mais é que um tipo de ferramenta visual, a qual visa representar todas as etapas de um determinado processo, até chegar a sua conclusão.

O intuito desse fluxograma é fazer com que qualquer pessoa possa entender, de maneira clara e objetiva, todas as sequências do processo.

Ou seja, acaba se tornando uma maneira de organizar ou até de delegar funções e prazos para cumprir determinadas etapas.

Por meio disso, acaba melhorando de forma significativa toda a produtividade de uma equipe, auxiliando a fazer a entrega de certos projetos dentro de um tempo hábil.

Para que isso se torne ainda mais fácil de se entender, o fluxograma é composto por alguns símbolos padronizados, como as setas, por exemplo.

Cada um desses símbolos visa representar cada etapa, de modo a permitir uma melhor organização das informações e ideias que forem surgindo, tudo de forma prática, clara e sistemática.

O fluxograma foi desenvolvido por Frank Gilbreth e Lilian Gilbreth, lá no começo do século XX. Os dois eram engenheiros e, desde o princípio, o intuito era o de melhorar a produtividade e eficiência na indústria.

À medida que essa ferramenta foi se aprimorando, acabou passou a ser utilizada em larga escala em vários setores. Tanto é que hoje em dia há opções mais tecnológicas, como é o caso do fluxograma online, por exemplo.

Como o fluxograma pode ajudar a melhorar a produtividade?

Um fluxograma pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Afinal de contas, ele permite com que seja possível identificar e resolver gargalos e ineficiências de algum processo.

Tendo esse esclarecimento, um gestor pode facilmente tentar buscar maneiras de resolver o problema e aumentar a qualidade e produtividade.

Fora isso, o fluxograma contribui para a padronização de procedimentos, de modo a tornar todas as atividades ainda mais uniformes e claras para todas as pessoas.

Como fazer um fluxograma de processos?

Você deve começar o fluxograma de processos sempre listando todas as atividades. Portanto, mapeie todo o processo, de modo a entender e visualizar o passo a passo.

No entanto, leve sempre em consideração a natureza de cada ação, isto é, se requer alguma tomada de decisão, se é uma tarefa simples que pode depender apenas de um funcionário ou mesmo se existe ligação com outras atividades.

Feito isso, você precisa escolher uma ferramenta para poder montar o seu fluxograma. Em suma, qualquer plataforma que lhe permita fazer formas geométricas e escrever pode ser útil para criar um fluxograma.

Agora, para poder montar o seu fluxograma de processos e aumentar a produtividade da sua empresa, as dicas são:

  1. Defina os símbolos de forma correta: cada símbolo tem um significado específico e, portanto, é necessário usar da forma correta, de modo que represente cada etapa, até mesmo para que todos da equipe entendam;
  2. Mantenha o fluxograma simples: não adicione informações irrelevantes ou que sejam complexas. Isso pode confundir;
  3. Utilize cores e setas: as cores são vitais para distinguir todas as etapas do processo, sendo que as setas servem para indicar a direção do trabalho, de modo a tornar o fluxograma mais fácil de se compreender;
  4. Teste: antes de compartilhar o seu fluxograma, tenha a certeza de que todos os processos estão muito bem explicados. Caso necessário, realize alguns ajustes;
  5. Atualize o fluxograma sempre que for necessário: por fim, à medida que o seu projeto evolui, é interessante atualizar o fluxograma, para que todos permaneçam cientes do que foi feito.
Classifique este item
(0 votos)
Ler 840 vezes
Top