“Vocês são as sementes do futuro”. Foi com esta frase inspirada no programa da Huawei Seeds for the Future que Tony Li, CEO da Huawei Portugal, iniciou o discurso de abertura da cerimónia de entrega de Bolsa Universitárias da multinacional tecnológica. “Estamos aqui reunidos para celebrar o melhor do talento português”, destacou Tony Li perante uma plateia de 50 bolseiros, acrescentando que todos os presentes “são o futuro do País, contribuidores-chave da sociedade portuguesa”.

Avaliadas por um júri independente composto por individualidades de destaque da sociedade portuguesa, as mais de 5000 candidaturas ao programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal e do .PT, – 47% realizadas por estudantes do sexo feminino – chegaram de todos os pontos do País, distribuindo-se por instituições de ensino superior como o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, a que ainda se juntaram a Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 

Para Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal, responsável pelas áreas de Relações Públicas, Comunicação e Responsabilidade Social, “a cada vez maior adesão a esta iniciativa é um inquestionável reconhecimento de que estamos no caminho certo ao apoiarmos jovens talentos que vão fazer a diferença e estabelecer um paradigma de capacitação, qualificação e exigência dos profissionais de amanhã”. Além disso, disse ainda Diogo Madeira da Silva, “é importante frisar que, tal como no ano passado, quisemos contribuir para atenuar o gender gap na indústria das TIC, pelo que atribuímos metade das bolsas a estudantes do género feminino”.

No seguimento desta afirmação, Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT e membro do júri, não quis perder a oportunidade de repetir no discurso de encerramento da cerimónia uma frase a que recorre com frequência; “a inclusão digital é sinónimo de inclusão social”, isto porque, salientou, “não só a produção de conhecimento deve privilegiar a igualdade, assim como o digital tem de ser promotor da igualdade”. “Temos de trabalhar em conjunto para construir pontes”, rematou.

Já na ótica dos jovens, e na voz de Clara Aidos, estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco e uma das vencedoras da primeira edição do Programa de Bolsas da Huawei – que participou na cerimónia em representação dos bolseiros de 2021-2022 –, “os bolseiros desta edição têm uma grande responsabilidade, sobretudo porque, sendo representantes de mais de 5000 candidatos, devem continuar a dinamizar os seus projectos para criar impacto na sociedade”.

No âmbito deste programa de bolsas, a Huawei Portugal investiu já um total de meio milhão de euros no apoio a 100 estudantes do ensino superior em Portugal.

Mais informações sobre o programa de Bolsas da Huawei Portugal podem ser consultadas em https://programadebolsashuawei.pt/.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1535 vezes
Tagged em
Top