Durante os últimos três anos, vivemos uma mudança económica, social e tecnológica sem precedentes e os retalhistas estão a apostar na tecnologia digital como nunca.

O digital é o que fará a diferença entre os retalhistas que prosperam e os que ficam para trás. Não só é uma forma de caminhar nas mudanças que enfrentamos hoje, como também uma forma de abraçar a inovação que irá definir o amanhã.

Os retalhistas de todas as categorias terão de construir tecnologia no tecido do seu negócio para que possam fazer mais com menos, o que a Microsoft designa por "Retalho Resiliente”.

Compreender o Retalho Resiliente

Para entender o que distingue os retalhistas resilientes da concorrência, a Microsoft encomendou um estudo à Futurum Research que incluiu 1.200 retalhistas com receitas de mais de 200 milhões de dólares na América do Norte, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Malásia, Japão e Austrália. 

Os resultados sugerem que os retalhistas que se consideram "resilientes" ou "muito resilientes" utilizam um conjunto de tecnologias avançadas – Inteligência Artificial, recursos de publicidade nos meios de comunicação social de retalho, recursos de preços dinâmicos, análise de compras e operações e lojas autónomas e automatizadas – em maior proporção do que aqueles que relatam que as suas empresas "não são resilientes" ou "pouco resilientes".

Além disso, os retalhistas do primeiro grupo também se concentram mais na experiência do cliente final, colocam o trabalhador da linha da frente no centro do seu trabalho e vêm a disrupção das cadeias de fornecimento como a principal ameaça à resiliência no futuro.

Para saber mais sobre este estudo e o que está a impulsionar a resiliência entre os principais retalhistas, inscreva-se no “Microsoft Retail Digital Forum”, a decorrer a 19 de janeiro às 16h (hora de Lisboa).

Novos recursos na Microsoft Cloud para Retalho

A Microsoft está empenhada em apoiar a indústria retalhista através de soluções como a Microsoft Cloud para Retalho e, nesse sentido, acaba de anunciar duas novas capacidades centradas na digitalização da loja física e na experiência de trabalhador da linha da frente: Análise de Loja Inteligente e Assistente de Operações de Loja.

Análise de Loja Inteligente

Há muitos petabytes de dados gerados no retalho, mas habitualmente os pontos de contacto dos clientes não estão conectados entre si e os sistemas e dados são colocados em silos. Isto significa que a maioria dos retalhistas só aproveita uma fração dos dados que estão disponíveis e não há melhor exemplo do que as lojas de retalho. Neste sentido, a Microsoft está a estabelecer uma parceria com a AiFi, o operador de loja autónomo com uma visão computacional mais implantada a nível mundial, com 100 locais implantados.

Através da Análise de Loja Inteligente, os retalhistas obtém análises de compras do comércio eletrónico para o espaço físico. À medida que os retalhistas introduzem novos formatos de loja inteligente, novos sinais e perceções dos clientes emergem. Através destas perceções, é possível otimizar desde o layout da loja e recomendações de produtos, até à colocação nas prateleiras e inventário. E, em última análise, proporcionar aos consumidores a melhor experiência de compra.

Assistente de Operações de Loja

O comércio retalhista foi sempre um "negócio de pessoas" e o investimento na experiência dos trabalhadores da linha de frente é, em última análise, um investimento na experiência do cliente. Capacitar os trabalhadores da loja com as ferramentas, dados e conhecimentos adequados pode aumentar as taxas de conversão e a satisfação do cliente.

O Assistente de Operações de Loja permite a capacitação dos trabalhadores das lojas para que melhor sirvam os clientes e sejam mais produtivos, através de um único painel com acesso a todas as atividades operacionais do dia-a-dia na loja física. Esta aplicação também permite às chefias gerir as atividades operacionais da loja com análises e insights em dashboards.

Para mais informações sobre a Microsoft Cloud para Retalho aceda aqui

Classifique este item
(0 votos)
Ler 354 vezes Modificado em Jan. 12, 2023
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top