A Microsoft Portugal está a perspetivar outras localizações para uma potencial abertura de novos escritórios, como resultado do contínuo crescimento do negócio e da sua equipa de colaboradores. A multinacional tecnológica conta atualmente com 3.600 Parceiros (um crescimento de 400 Parceiros no último ano) e mais de 1.400 colaboradores (um crescimento de 200 pessoas face ao último ano). Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Microsoft recrutou em Portugal 440 pessoas, tendo neste momento em aberto mais de 200 vagas nas mais variadas áreas tecnológicas.

De acordo com Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal “reconhecemos em Portugal o talento e a capacidade para continuar a crescer a nossa operação. Vamos ter de sair de Lisboa para o fazer, seja através de outro escritório ou de trabalho remoto, são estas alternativas que estamos a estudar.”

Microsoft aposta na descentralização

A Microsoft Portugal continua apostada em atrair e recrutar o melhor talento, estando a analisar a expansão da operação para uma localização fora de Lisboa. Uma estratégia que pode ser potenciada pelo modelo de trabalho híbrido, há muito valorizado e que faz parte integrante da cultura Microsoft, que dá a possibilidade a todos os colaboradores de trabalharem com total flexibilidade, independentemente da sua localização geográfica.

De forma alinhada com o objetivo de potenciar a descentralização de talento, a Microsoft Portugal anuncia ainda o arranque de um programa para acelerar a transformação digital de startups do interior do país e ilhas, já no próximo dia 28 de setembro em parceria com o Ministério da Economia e da Transição Digital, StartUP Portugal e Beta-i.

Início do regresso aos escritórios em soft opening

A Microsoft está esta semana a regressar aos escritórios, num modelo de soft opening, onde o trabalho a partir de casa ainda é o recomendado, mas que permite a alguns colaboradores que tenham a necessidade trabalhar nos escritórios.

Para que tal aconteça, a tecnológica implementou um conjunto de medidas que garantem, acima de tudo, a segurança e saúde dos colaboradores. Entre estas destaca-se um questionário de verificação do estado de saúde, a marcação de lugar, a utilização obrigatória de máscara em toda a permanência no escritório, o distanciamento de 2 metros e a higienização constante das áreas de trabalho.

No futuro, quando a pandemia já não intervir na forma como trabalhamos, a Microsoft irá implementar o trabalho remoto de 50% como standard para todos os colaboradores.

Capacitação e formação como apostas contínuas

No âmbito do Back to Business, a Microsoft partilha ainda um balanço dos seus programas de formação e capacitação. Através do programa Global Skills Inititative, a Microsoft já ajudou, desde junho de 2020, 271 mil portugueses a adquirir competências digitais nas mais variadas áreas de qualificação, número que superou o objetivo inicial de capacitar até 100 mil pessoas em todo o país em 2020.

Microsoft lança grupo Disability para uma maior integração e inclusão de pessoas com deficiência

A Diversidade e Inclusão é um dos pilares centrais da cultura “empower every person” da Microsoft e, neste âmbito, a tecnológica anuncia o lançamento do grupo Disability at Microsoft em Portugal. A iniciativa pretende capacitar o tecido empresarial e a economia para uma maior integração de pessoas com deficiência no trabalho, através do desenvolvimento de uma geração de tecnologia mais acessível, refletida nos produtos da Microsoft e nas ferramentas e serviços que apoiam os programadores de software e fornecedores portugueses. O objetivo é chegar a 2% do workforce de pessoas com deficiência em Portugal, até 2023.

Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal, acrescenta que a“diversidade e Inclusão são pilares da nossa cultura e uma prioridade na nossa tecnologia. Por essa razão, disponibilizamos e incentivamos todas as pessoas a fazerem a formação Principios Fundamentais de Acessibilidade, que entre outros aspetos foca a aprendizagem dos conceitos de acessibilidade e demonstra como através da tecnologia poderemos melhorar a inclusão das pessoas com deficiência”.

De referir que a Microsoft criou nos últimos dois anos, em Portugal, o GLEAM (Global LGBTQI+ Employees and Allies at Microsoft") que conta já com 60 membros e o BAM (Blacks at Microsoft), que integra 32 membros.

Buildling The Future regressa em janeiro de 2022

A Microsoft anuncia também o lançamento da 4ª edição do Building the Future, o principal evento português de transformação digital, onde tecnologia, liderança e Educação se cruzam para potenciar pessoas e organizações, através de especialistas nacionais e internacionais que estão a mudar a forma como interagimos com a realidade.

Entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2022, o evento irá reunir alguns dos mais importantes decisores, líderes, profissionais da área tecnológica, professores, estudantes, investigadores, programadores e empreendedores, que juntos suportam e constroem o ecossistema da tecnologia.

Os primeiros oradores confirmados para a 4ª edição do Building the Future são:

  • Mo Gawdat, autor do best-seller Solve for Happy, irá partilhar as principais ideias do seu novo livro Scary Smart, que coloca cada um de nós no centro da conceção do futuro da humanidade.
  • Nicholas Haan, coordenador na Singularity University, é copresidente de um Grupo de Trabalho de Tecnologia Avançada para as Nações Unidas e está a lançar uma iniciativa para o arranque das alterações climáticas.
  • Ivana Tilca, atualmente Innovation Evangelist no 3XM Group e Microsoft MVP em Inteligência Artificial, virá fazer uma Demonstração do Microsoft Mesh.

O evento decorrerá sobretudo em formato digital, sendo o primeiro dia dedicado ao tema BEYOND e FUTURE, o segundo dedicado aos temas PEOPLE e PLANET e o último dia inteiramente focado em EDUCATION e SKILLING.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 302 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top