Com um crescimento de 100% ao ano, a Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Portugal, quer chegar aos 300 colaboradores até ao final de 2021. O braço digital do grupo alemão tem como meta chegar a, pelo menos, 450 colaboradores em 2023.

A estratégia de crescimento da equipa da VWDS aponta para o recrutamento de um total de 100 pessoas durante 2021, chegando assim aos 300 colaboradores no final do ano. Este é um reforço da contínua aposta da empresa Alemã em Portugal, com a entrega de novos desafios às equipas baseadas em Lisboa. 

A empresa está a recrutar para as suas três tech units (unidades de desenvolvimento): 

  • Application Management Services (AMS) - faz o suporte aplicacional de várias marcas e desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen, como a SEAT, a Skoda ou a Audi;
  • MAN Digital Hub (MDH) - desenvolve produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais da Marca MAN Truck & Bus;
  • Software Development Center (SDC:LX) - desenvolve  produtos digitais centrados no utilizador e através de metodologias como o pair-programming e user-centric design, para várias marcas do Grupo. 

O conjunto de perfis é bastante variado, uma vez que a VWDS procura desde Software Developers a funções de suporte, Product Managers e Product Designers. As posições em aberto estão disponíveis na página da empresa. A base de trabalho desenvolvida é sempre através de metodologias Agile. 

Neste momento, a equipa é composta por cerca de 200 profissionais de mais de 16 nacionalidades, de países tão diversos como a Sérvia, o Brasil, a Irlanda, a Roménia, a África do Sul, a Índia e Portugal. A estratégia de recursos humanos tem apostado na diversidade como um pilar da sua cultura, e por isso a equipa da WVDS é intergeracional, num equilíbrio entre talento jovem e perfis com maior experiência e maturidade, e onde 25% do seu talento é composto por mulheres.

“O talento é o grande trunfo da VWDS. A criação de tecnologia e inovação que estamos a desenvolver tem impacto nos produtos do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Para nós, o investimento na nossa empresa é um voto de confiança, mas também a confirmação de que a comunidade tech baseada em Portugal tem todo o potencial para responder aos grandes desafios da transformação digital do grupo”, explica Teresa Relvas, Diretora de Corporate Functions e responsável de gestão de talento na empresa.

A Volkswagen Digital Solutions é uma das empresas dedicadas à criação de soluções tecnológicas para as várias identidades do Grupo alemão, exportando a sua inovação e produtos para todo o mundo. Tem-se revelado uma peça fundamental para desafiar o status quo de um Grupo com mais de meio milhão de colaboradores espalhados por todo o mundo e uma longa história de produção fabril.

À data da inauguração do espaço que acolheu a primeira equipa, as estimativas iniciais de crescimento da empresa eram já ambiciosas até ao final de 2020. No entanto, com o passar do tempo houve a necessidade de se adaptar a estratégia e ajustar as equipas por forma a estabelecer um crescimento mais consistente e a proporcionar uma melhor experiência para as pessoas que se têm juntado à Volkswagen Digital Solutions. Prova disso foi que, mesmo em ano de pandemia, foram recrutadas mais de 80 pessoas em menos de 6 meses.

A criação da Volkswagen Digital Solutions está diretamente relacionada com a estratégia de crescimento e digitalização das marcas do Grupo Volkswagen. A aposta em Portugal, por seu turno, tem a ver com vários factores, como bom talento, uma comunidade tech em crescimento, boa qualidade de vida e nível de formação, entre outras. Para 2023 a VWDS ambiciona chegar pelo menos aos 450 colaboradores.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 152 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top