Da linha do Básico, a 1ª melhor aplicação foi para a ‘Plastic Free World’ da Escola B.S. Levante da Maia – uma app que disponibiliza dicas simples e práticas para a redução do plástico – o segundo lugar foi atribuído à ‘PooPet’ do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches – que tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha – e o terceiro lugar à ‘Cartão Escolar Digital’ da Escola Básica 2,3 Piscinas – que permite substituir a utilização do cartão escolar físico pela utilização do telemóvel.
O Prémio do Público foi atribuído à aplicação ‘Plastic Free World’, e o Prémio Jovem Aluna.PT foi atribuído à aluna Iris Ferreira da aplicação ‘PooPet’.
Já o Prémio Tecnológico foi entregue à aplicação ‘SandSpace’, o Prémio Cooler Planet apoiado pelo BNP Paribas, foi entregue à app ‘ReAPP’, do Agrupamento de Escolas de Sátão, que pretende combater o desperdício e a redução dos resíduos sólidos urbanosenquanto o Prémio Future Up – a nova categoria apoiada pelo Movimento Social e Educativo da Fundação GALP - foi atribuído à aplicação ‘BOW’, da Escola Secundária de Gondomar, que permite regular e limitar o consumo diário de água num chuveiro e, dessa forma, reduzir o consumo de energia.
A grande final decorreu ontem, dia 17 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian e contou com 20 equipas de alunos finalistas que demonstraram online o trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.
O Evento Final contou com o apoio da Presidência da República, através da presença online de Isabel Alçada, Assessora para a Educação, bem como com as presenças de André Aragão de Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, de José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, e de João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal.
As 20 equipas finalistas – que podem ser conhecidas aqui – foram selecionadas pelo júri durante os dois encontros regionais totalmente online que se realizaram em julho passado e que contaram com a presença de 90 equipas.
Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.
Apesar de ser já reconhecido internacionalmente como um programa líder na inclusão digital de alunos e professores e na contribuição para a evolução do modelo educativo atual, esta realidade provocada pela pandemia, relevou ainda a sua importância na contribuição para a igualdade de acesso à educação e ao conhecimento em geral.
Os inúmeros projetos executados e o número de professores formados nesta edição que decorreu num período extremamente difícil nas escolas, é uma demonstração impressionante da resiliência de professores e alunos que, apesar de todas as limitações, dedicaram um esforço extra à concretização deste Programa.
A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.