A Kaspersky anuncia a colaboração com a Siemens e a Singapore Aquaculture Technologies (SAT) para assegurar o funcionamento dos sistemas IT da primeira piscicultura flutuante inteligente de Singapura. A SAT recorreu à solução Kaspersky Industrial CyberSecurity for Nodes para proteger as estações de trabalho e os servidores da nova instalação piscícola, avaliada em quatro milhões de dólares, contra ciberameaças.

A população mundial de peixes continua a diminuir e, como consequência, a aquacultura foi considerada um setor crítico pela Agência Alimentar de Singapura. Para reforçar e assegurar o fornecimento de alimentos ao país, a Singapore Aquaculture Technologies (SAT), uma filial da Wintershine, colocou em marcha a primeira piscicultura flutuante inteligente de Singapura. Com esta solução, estima-se que a instalação produza 350 toneladas de peixe anuais para cobrir a procura crescente de peixe de qualidade na região, além de dar resposta aos desafios das mudanças climáticas levantados pelo declínio da população de peixes.

A nova instalação piscícola inteligente conta com a tecnologia da Siemens e com a solução de cibersegurança da Kaspersky. A Kaspersky Industrial CyberSecurity for Nodes protege a piscicultura contra o panorama crescente de ciberameaças - onde estão incluídas as potenciais ameaças vindas de fatores humanos, malware e ataques sofisticados dirigidos – para que a SAT possa continuar as suas operações de forma efetiva.

Dr. Dirk Eichelberger, diretor da Wintershine Ásia, comentou: “O nosso foco em aquacultura com recurso à tecnologia faz com que lidemos com muitos dados, nossos e de terceiros, pelo que se torna essencial contar com soluções de cibersegurança que apoiamos e nas quais possamos confiar.”

O lançamento desta piscicultura flutuante inteligente demonstra como a tecnologia pode apoiar o crescimento da indústria agroalimentar em todo o mundo, ajudando a sociedade a prosperar com menos recursos. A piscicultura recorre à tecnologia avançada ao utilizar big data, inteligência artificial e análise de vídeo para controlar os peixes e detetar antecipadamente sinais de doença, para poder incrementar a produtividade alimentar.

“Ao integrar tecnologia de vanguarda como inteligência artificial, edge computing ou blockchain, a Siemens está a ajudar a SAT a otimizar continuamente as suas operações”, refere Raimund Klein, vice-presidente executivo de Digital Industrial na Siemens ASEAN. “A utilização da análise preditiva avançada e inovadora como machine learning ou análise de vídeo ajuda a prever o crescimento potencial da biomassa e o surto de doenças, reduzindo assim a mortalidade dos peixes”, conclui.

Estamos realmente orgulhosos por nos podermos associar à Wintershine nesta inovadora e emocionante iniciativa que ajudará a colocar Singapura no mapa mundial dos setores da alimentação e da agrotecnologia. Este é um claro exemplo que mostra como a importância da cibersegurança já não se limita às habituais complexidades de indústrias, empresas e consumidores, pelo que deve ser uma consideração fundamental para todo o tipo de setores. Olhando para o futuro, vamos continuar a debruçar-nos sobre a forma como oferecemos soluções de cibersegurança que tenham em conta a evolução das necessidades empresariais de cada setor”, acrescenta Stephan Neumeier, Diretor Geral da Kaspersky para a Ásia e Pacífico.

À semelhança desta piscicultura flutuante inteligente, instalações futuras vão poder ajudar os países a tornarem-se mais autossuficientes e a depender menos de importações. Por exemplo, a piscicultura da SAT continuará a contribuir para o objetivo de Singapura em conseguir produzir 30% das suas próprias necessidades nutricionais em 2030. As instalações piscícolas inteligentes produzem uma fonte de proteínas sustentável, de alto rendimento, resistente ao clima e segura. Ao mesmo tempo, ajudam também a aumentar as oportunidades de emprego para as gerações vindouras.

Para mais informação sobre o Kaspersky Industrial CyberSecurity e para saber mais sobre como proteger os sistemas industriais, visite o site oficial da Kaspersky.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 293 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top