Na Cimeira de Ação Climática do Fórum Económico Mundial, a HP Inc. anunciou os seus novos passos na criação de um futuro para a impressão com um impacto positivo nas florestas com o parceiro de longa data e líder em conservação World Wildlife Fund (WWF). Ao reforçar esta parceria com a WWF, a HP anuncia o seu compromisso para com a recuperação, a protecção e a conservação de 800 km2 de floresta, uma área idêntica à da cidade de Nova York. Como parte deste acordo de cinco anos, a HP também irá apoiar os esforços da WWF no desenvolvimento de metas científicas para as florestas, estimando os ganhos da reflorestação e da melhor gestão da floresta ao nível das emissões de carbono e da natureza. Liderada pela WWF, esta nova iniciativa começa já em novembro. Os dois principais projetos de recuperação e gestão de florestas marcam a primeira acção do programa Sustainable Forests Cooperative da HP.

Ao colaborar com a WWF, a empresa líder mundial de impressão mundial está a investir na conservação das florestas em todo o mundo e a adotar acções significativas para tornar real a sua visão para uma impressão sustentável. A iniciativa Sustainable Forests Cooperative, que vai mais além dos programas sustentáveis de fornecimento de polpa, foi desenvolvida para promover acções agora e inspirar outras pessoas a preservar e melhorar os ecossistemas florestais para as gerações futuras. O objectivo da empresa é fazer com que imprimir com a HP contribua directamente para aumentar o fornecimento responsável de fibras recicladas e certificadas pelo FSC, contribuindo para uma melhor reflorestação, proteção e gestão das florestas do mundo para as gerações futuras.

“Há muito tempo que a HP imagina um futuro melhorado pela tecnologia e pela capacidade que esta tem para criar um futuro mais sustentável”, explica Tuan Tran, presidente das soluções globais de imagem e impressão da HP. “É por isso que nos associamos à World Wildlife Fund, ao FSC e a outras entidades: para criarmos um futuro para a impressão com um impacto positivo nas florestas, reflorestando e protegendo as florestas do mundo para a nossa indústria, os nossos clientes e as nossas comunidades”.

Um Impacto Positivo nas Florestas

Durante este acordo de cinco anos, a HP contribuirá com 11 milhões de dólares para a WWF que irão ser utilizados na recuperação de parte da ameaçada Mata Atlântica brasileira e para melhorar a gestão sustentável de fazendas estatais e plantações florestais na China – protegendo em última análise uma área combinada de 800 km2.

A HP também contribuirá para o desenvolvimento de metas científicas da WWF para as florestas. A parceria permitirá fornecer orientações há muito necessárias sobre a quantidade e qualidade das florestas necessárias nas principais regiões, a fim de restaurar e proteger os ecossistemas florestais e os benefícios proporcionados pela natureza para as pessoas, plantas e animais. A HP irá apoiar o desenvolvimento de ferramentas externas para ajudar as empresas a estimar os benefícios climáticos, hídricos e de biodiversidade associados às várias iniciativas de conservação.

“O declínio das florestas em todo o mundo desestabiliza cada vez mais o nosso clima e ameaça a rica biodiversidade que sustenta milhares de milhões de vidas e meios de subsistência”, explica Carter Roberts, Presidente e CEO da World Wildlife Fund. “Para inverter a perda global e a degradação das florestas, as empresas devem olhar para além das suas próprias cadeias de fornecimento e implementar estratégias ousadas para proteger e recuperar estes ecossistemas críticos. O novo projecto da HP tem o potencial de oferecer mudanças significativas e duradouras e ainda de estimular outros líderes do sector a agir”.

Uma Chamada Para a Acção

Com florestas ricas em recursos a serem destruídas no ritmo de 27 campos de futebol por minuto, a HP acredita que não se pode esperar mais para ter melhores modelos de negócio, maior colaboração e uma ação rápida. Para responder a esta necessidade urgente, a HP está a trabalhar conjuntamente com os maiores fabricantes de papel do mundo, incluindo a International Paper cuja produção de origem responsável é superior a 7 milhões de toneladas por ano, algo a que equivale o peso de 50.000 baleias azuis - o maior animal do mundo.

Além disso, a International Paper e a WWF acordaram metas ambiciosas para o fornecimento sustentável de pasta, e as suas entidades estão a estabelecer as primeiras metas científicas para a conservação da floresta. A HP irá ampliar os esforços de conservação já em curso com a WWF e a International Paper. Enquanto parte interessada de longa data e detentora de certificados do FSC, a International Paper está comprometida com os esforços sustentáveis de gestão, conservação e recuperação florestal, tanto dentro da sua cadeia de fornecimento quanto fora da empresa.

“Estamos muito satisfeitos com o facto de a HP ter decidido juntar-se a nós nesta nossa ambição de promover acções de conservação e recuperação de ecossistemas florestais, além das nossas cadeias de fornecimento existentes”, disse Tom Cleves, vice-presidente de cidadania global da International Paper. “Aplaudimos a HP por responsabilizar todos os seus fornecedores pelo fornecimento responsável e por garantir que os consumidores saibam que o papel que compram vem de florestas renováveis e geridas de forma sustentável”.

Um Olhar Em Frente

Tendo atingido os seus objectivos de desflorestação zero com papel da marca HP, e além dos projectos anunciados hoje, a HP pretende aumentar a conscientização sobre a importância de haver florestas geridas de forma responsável, gerando uma procura adicional por produtos certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC) que são amigos da floresta.

“A certificação florestal mais prestigiada do mundo - as florestas geridas com certificação FSC - são fundamentais para a biodiversidade, qualidade da água limpa e armazenamento de carbono, para além de madeira e fibra”, afirma Corey Brinkema, presidente do Forest Stewardship Council dos EUA. “A nova iniciativa da HP representa o tipo de liderança empresarial necessária para proteger as florestas para as gerações actuais e futuras e para combater as mudanças climáticas, mesmo quando usamos produtos da floresta para ir ao encontro das nossas necessidades diárias”.

A HP manterá ainda os seus esforços tendo em vista a redução das emissões de carbono e do uso de energia, aumentando a utilização de materiais reciclados e plásticos oceânicos nos seus produtos. A empresa está no caminho certo para atingir as metas de desflorestação zero para embalagens até 2020, e comprometeu-se em aumentar o uso de plásticos reciclados pós-consumo para 30% nos sistemas pessoais da HP e no portefólio de produtos de impressão até 2025.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 200 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top