A OutSystems e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) acabam de anunciar uma parceria que visa a criação de um laboratório nas instalações da Faculdade para projetos e investigação em métodos de desenvolvimento rápido de software. A inauguração do laboratório decorre no dia 26 de fevereiro, pelas 14h30, onde estarão presentes Paulo Rosado, CEO da OutSystems, e Luís Caires, Presidente do Departamento de Informática da FCT NOVA e Diretor do NOVA LINCS.

O espaço, localizado na sala 236 do Edifício II, será utilizado por estudantes para desenvolver projetos relacionados com a tecnologia low-code da OutSystems, com a supervisão de investigadores seniores do corpo docente. A OutSystems é a responsável pela remodelação e colocação de todos os equipamentos necessários no laboratório, ficando a gestão do espaço junto dos alunos e dos investigadores, a cargo da Faculdade.

Os projetos terão como foco central o desenvolvimento de novas linguagens e modelos de programação – área em que o Departamento de Informática da NOVA / NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics é especialista - que introduzam melhorias tecnológicas na plataforma low-code da OutSystems, tais como novas tecnologias para a evolução contínua do software, automatização da programação, e modelos de sincronização de dados,  entre outros, dando continuidade a uma relação de quase uma década entre a empresa e esta Faculdade.

“Na verdade, fazemos investigação técnica em parceria com a FCT NOVA já desde 2009, com o propósito de tornar a nossa abordagem low-code ao desenvolvimento de software ainda mais eficaz. Para além dos vários projetos de investigação que já desenvolvemos em parceria, até hoje mais de 20 estudantes desta faculdade concluíram os seus estudos de Mestrado fazendo investigação na OutSystems, em temas propostos por nós e que são muito importantes para o nosso futuro. Contar com um laboratório próprio na faculdade reservado para estes projetos foi um passo em frente que nos pareceu natural e esperamos que ajude a facilitar o desenvolvimento de projetos “in loco”, explica Nuno Antunes, Vice President of Engineering, OutSystems.

“Parcerias como estas são essenciais para aprofundar a ligação entre as universidades e as empresas, sobretudo numa área como as TIC, na qual a inovação é a principal ferramenta para atingir a excelência” refere João Costa Seco, Investigador Principal do NOVA LINCS, centro de investigação do Departamento de Informática. “A criação de uma unidade de desenvolvimento e inovação em OutSystems nas instalações do próprio Departamento reforça o nosso compromisso para com esta tecnologia de desenvolvimento low-code mas sobretudo propicia novas oportunidades de know-how e profissionais aos nossos estudantes e motiva desafios de investigação numa área emergente que está transformar o modo como o software será construído no futuro”.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 470 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top