Mais de um terço das empresas está a utilizar a Internet of Things (IoT), das quais 70% adiantam que já concluíram os seus projetos piloto e 95% assumem estar a obter retorno do investimento.

Estes indicadores constam da sexta edição do Barómetro Internet of Things, divulgado hoje pelo Grupo Vodafone, líder em IoT com cerca de 81 milhões de cartões geridos através de uma plataforma única que garante globalmente a mesma qualidade e experiência de utilização aos seus Clientes.

O inquérito, realizado à escala global e que apresenta o retrato anual de uma realidade tecnológica em franca expansão mundial, não deixa margem para dúvidas: a IoT tem um impacto real nas empresas, independentemente da sua dimensão e do sector de atividade. 

De tal forma que o Barómetro revela que 76% dos adotantes afirmam que a IoT é essencial para as suas operações. Alguns inquiridos revelam até grandes dificuldades para imaginar os seus negócios sem estas soluções, enquanto 8% dos utilizadores afirmam que “todo o negócio depende da IoT”.

Apesar das múltiplas utilizações das soluções IoT, englobando por exemplo exosqueletos médicos ou até pneus conectados, a pesquisa concluiu que 60% das empresas que implementaram a tecnologia garantem que esta foi responsável por uma disrupção total da sua indústria ou que terá esse efeito durante os próximos cinco anos. O número de utilizadores a confiar na Internet of Things é, por isso, cada vez maior, sendo que 83% dos inquiridos admitem querer aumentar o número de soluções a adotar.

Esta tecnologia, que permite às empresas ligar todos os equipamentos e sensores tornando-os smart, sustenta algumas das aplicações de maior sucesso. Soluções de alarmes, terminais de pagamentos móveis, parquímetros inteligentes, automóveis com recursos de telemetria e emergência ou máquinas de vending são apenas alguns dos exemplos de uma vasta gama de soluções disponíveis.

As empresas que implementaram a IoT em áreas do seu core business apresentam um maior retorno de investimento. Cerca de 85% das empresas mais avançadas na adoção de soluções IoT reportam retornos ou vantagens significativas decorrentes da IoT, o que compara com 17% nas organizações ainda em estágio inicial.

“Os resultados da sexta edição do Barómetro IoT revelam que a Internet of Things não é uma tecnologia futurista. Pelo contrário, a implementação de soluções IoT é encarada como uma necessidade estratégica para o sucesso dos negócios das mais variadas indústrias no atual clima de transformação digital. O Narrowband-IoT e o 5G permitirão massificar e democratizar o acesso a esta tecnologia”, afirma Paula Carioca, administradora da Vodafone Portugal para o segmento empresarial.

Olhando para o futuro, as novas tecnologias continuarão a alimentar o desempenho da IoT. Mais de metade (52%) dos utilizadores planeia utilizar o 5G, que promete suportar volumes de dados ainda maiores, aumentando a fiabilidade e garantindo uma latência virtualmente inexistente.

A versão integral do Barómetro IoT 2019 pode ser consultada aqui.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1783 vezes
Tagged em
Top