Após as apresentações, iniciam-se as reuniões de matchmaking mediadas pela Nova SBE para concluir a primeira fase do programa. A segunda fase inicia-se com a selecção de até 10 projetos para a Matchmaking Marathon, isto é, dois dias de trabalho intensivo, desenvolvido em parceria com os candidatos e colaboradores das empresas promotoras. O objetivo é identificar as propostas mais interessantes que passam à fase final.
Num terceiro momento, dá-se o Codesenvolvimento das soluções customizadas. Começa com um sprint de inovação de uma semana intensiva com mergulho profundo no retalho e nos contornos do desafio concreto das marcas do Auchan Retail, Ceetrus e Oney.
As startups com maior valor acrescentado são convidadas a codesenvolver um piloto durante três meses no Innovation Station em Lisboa, juntamente com um financiamento de 10 mil euros para desenvolvimento do projeto. Este é um período de desenvolvimento intensivo em que as equipas (startups, Auchan Retail, Ceetrus e Oney) trabalham em colaboração num protótipo de solução. O passo seguinte corresponde a testes-piloto dos protótipos em ambiente real para análise, conclusão e recomendação final.
O programa Innovation Station evoluiu do anterior que se chamava Startup Scan e que avaliou mais de 150 projetos e promoveu mais de 90 sessões de apresentação. O Innovation Station distingue-se pelo Codesenvolvimento com as startups, assim como o scouting mais focado em desafios concretos e o matchmaking mais estruturado. Mantém-se a intenção de encontrar empreendedores com ideias, produtos e soluções inovadoras que possam acrescentar valor às marcas Auchan, Ceetrus e Oney.
Continua a ser um projeto em parceria com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) que ajudou a definir desafios claros e concretos em cada uma das áreas / marcas a desenvolver e fará primeira shortlist de startups. Esta seleção inicial elegeu 40 startups.
Desta vez, os empreendedores foram chamados a inovar em cinco áreas:
- Experiência do consumidor multicanal - oferecer ao cliente uma experiência perfeita e integrada de maneira simples, conveniente e divertida;
- Relacionamento com o cliente - conhecer o cliente e comunicar melhor que ninguém;
- Tecnologia empresarial – construir a base tecnológica que gere eficiência, produtividade, colaboração e inovação;
- Sustentabilidade ambiental – aumentar a responsabilidade social sorporativa e minimizar impactes ambientais;
- Banca de retalho – facilitar o acesso dos clientes a financiamento, simplificar pagamentos e aumentar a fidelização.