Innovation Station é o novo programa das marcas Auchan Retail, Ceetrus e Oney, empresas da Auchan Holding, para encontrar startups nacionais e internacionais com propostas promissoras aplicáveis no setor do retalho. As apresentações das startups finalistas começam já a 31 de janeiro e mais do que encontrar projetos para apoiar, o objetivo passa por integrar as ideias vencedoras e participar no codesenvolvimento da nova geração do retalho.

Após as apresentações, iniciam-se as reuniões de matchmaking mediadas pela Nova SBE para concluir a primeira fase do programa. A segunda fase inicia-se com a selecção de até 10 projetos para a Matchmaking Marathon, isto é, dois dias de trabalho intensivo, desenvolvido em parceria com os candidatos e colaboradores das empresas promotoras. O objetivo é identificar as propostas mais interessantes que passam à fase final. 

Num terceiro momento, dá-se o Codesenvolvimento das soluções customizadas. Começa com um sprint de inovação de uma semana intensiva com mergulho profundo no retalho e nos contornos do desafio concreto das marcas do Auchan Retail, Ceetrus e Oney.

As startups com maior valor acrescentado são convidadas a codesenvolver um piloto durante três meses no Innovation Station em Lisboa, juntamente com um financiamento de 10 mil euros para desenvolvimento do projeto. Este é um período de desenvolvimento intensivo em que as equipas (startups, Auchan Retail, Ceetrus e Oney) trabalham em colaboração num protótipo de solução. O passo seguinte corresponde a testes-piloto dos protótipos em ambiente real para análise, conclusão e recomendação final.

O programa Innovation Station evoluiu do anterior que se chamava Startup Scan e que avaliou mais de 150 projetos e promoveu mais de 90 sessões de apresentação. O Innovation Station distingue-se pelo Codesenvolvimento com as startups, assim como o scouting mais focado em desafios concretos e o matchmaking mais estruturado. Mantém-se a intenção de encontrar empreendedores com ideias, produtos e soluções inovadoras que possam acrescentar valor às marcas Auchan, Ceetrus e Oney.

Continua a ser um projeto em parceria com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) que ajudou a definir desafios claros e concretos em cada uma das áreas / marcas a desenvolver e fará primeira shortlist de startups. Esta seleção inicial elegeu 40 startups.

Desta vez, os empreendedores foram chamados a inovar em cinco áreas:

  • Experiência do consumidor multicanal - oferecer ao cliente uma experiência perfeita e integrada de maneira simples, conveniente e divertida;
  • Relacionamento com o cliente - conhecer o cliente e comunicar melhor que ninguém;
  • Tecnologia empresarial – construir a base tecnológica que gere eficiência, produtividade, colaboração e inovação;
  • Sustentabilidade ambiental – aumentar a responsabilidade social sorporativa e minimizar impactes ambientais;
  • Banca de retalho – facilitar o acesso dos clientes a financiamento, simplificar pagamentos e aumentar a fidelização.
Classifique este item
(1 Vote)
Ler 3141 vezes
Tagged em
Top