O Facebook acaba de anunciar uma nova parceria com a Universidade Técnica de Munique (TUM) para apoiar a criação de um centro independente de pesquisa de ética em Inteligência Artificial.

Este Instituto, apoiado por uma verba inicial por parte do Facebook de 7,5 milhões de dólares ao longo de cinco anos, ajudará a avançar no crescente campo de investigação ética sobre novas tecnologias e irá explora questões fundamentais que afetam o uso e o impacto da IA.

A inteligência artificial oferece uma enorme oportunidade para beneficiar as pessoas e as comunidades em todo o mundo. Mas à medida que possui um impacto cada vez maior nas pessoas e na sociedade, os académicos, os agentes que operam no setor e os profissionais de programação que impulsionam esse mesmo impacto necessitam de o fazer com responsabilidade, garantindo que a IA aborda as pessoas de forma justa, protege a sua segurança, respeita a sua privacidade e trabalha para elas.

 

No Facebook a utilização responsável da Inteligência Artificial é fundamental em tudo o que fazemos - desde a classificação dos dados que usamos, até aos algoritmos individuais que criamos e os sistemas dos quais fazem parte. Estamos a desenvolver novas ferramentas, como o Fairness Flow, que pode ajudar a gerar métricas para avaliar se existem distorções involuntárias em determinados modelos. Trabalhamos também com grupos como o Partnership for AI, do qual o Facebook é membro fundador, e com a iniciativa AI4People.

No entanto, a AI apresenta problemas complexos aos quais a indústria não pode responder sozinha, pelo que as contribuições académicas independentes do Instituto da TUM desempenharão um papel crucial no avanço da investigação ética sobre esses tópicos.

 

A Universidade Técnica de Munique é uma das melhores universidades do mundo no campo da Inteligência Artificial, com trabalhos que vão da pesquisa fundamental até à sua aplicação em domínios como robótica e a inteligência de máquinas, ao estudo das implicações sociais da IA. O Instituto de Ética em Inteligência Artificial aproveitará o excelente conhecimento académico, os recursos e a rede global da TUM para procurar uma investigação ética rigorosa sobre as questões geradas pelas tecnologias em evolução.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 416 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top