Atualmente, procurar trabalho não é apenas enviar currículos pelos canais tradicionais. As pesquisas de emprego feitas através das redes sociais estão a tornar-se cada vez mais populares. A Adecco avança com algumas dicas para otimizar este processo.

Quando pensamos em termos de procura de emprego, o mais importante dos canais das redes sociais é o LinkedIn. Porém, esta tendência está a crescer no Twitter, à semelhança do que já acontece em outros países europeus. Há também grupos e páginas no Facebook, onde são anunciadas vagas, que podem ser pesquisadas, por exemplo, com a keyword "emprego".

Se estiver no LinkedIn como candidato a emprego, participe em vários tipos de grupos de pesquisa de emprego. Também vale a pena mostrar no seu perfil que está a procurar ativamente trabalho. Pode escrever, por exemplo, no título do mesmo que está em busca de novos desafios. 

Além disso, também deve otimizar o seu perfil o melhor possível. Preencha as informações e competências que faltam no seu perfil para que um recrutador o encontre com maior facilidade e se interesse por si!

Um dos aspetos positivos do Twitter é a possibilidade de compartilhar tweets (retweeting). Os tweets de procura de emprego geralmente recebem dezenas de retweets, o que signifca que chegam a mais pessoas.

Seguir realmente quem interessa, como organizações e empresas do seu interesse ou responsáveis do setor em que atua (ou quer atuar) e de recursos humanos, é fundamental. Os hashtags (#) são também uma ferramenta poderosa se forem bem utilizados. Adicione um hashtag com o nome da sua cidade para encontrar as ofertas mais próximas. Quanto mais específico for na utilização de hashtags, mais rapidamente conseguirá obter as melhores ofertas.

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