BQ une forças com o Vingroup - Wintech

A empresa tecnológica espanhola BQ e o Vingroup, a maior holding empresarial privada do Vietnam, anunciaram hoje a entrada da companhia vietnamita como sócio maioritário da Mundo Reader, S.L. (a empresa detentora da marca BQ).

O Vingroup é o principal grupo empresarial privado do Vietnam, com oito unidades de negócio que incluem tecnología, indústria, construção, turismo e entretenimento, comércio, saúde, educação e agricultura. Numa clara aposta pela inovação, neste último ano, o Vingroup entrou em novos setores, como é o caso do setor automóvel e do desenvolvimento tecnológico, criando novas sociedades, como a VinFast, a VinTech e a VinSmart, respetivamente.

A BQ é uma das principais empresas europeias de engenharia, dedicada não só ao desenvolvimento de dispositivos tecnológicos para a própria marca e para terceiros (como smartphones, impressoras 3D ou robótica), como também à educação tecnológica e ao desenvolvimento de soluções e sistemas para parceiros, entre outros. “Esta aliança permite-nos ser ainda mais ambiciosos. Somos uma empresa de engenheiros, a inovação faz parte do nosso ADN e o Vingroup comparte connosco esta visão” explica Alberto Méndez, CEO da BQ.

Com este acordo, o Vingroup une-se como sócio maioritário (51%) aos fundadores da BQ e ao fundo de investimento Diana Capital. As empresas começaram a trabalhar juntas em julho deste ano, quando o Vingroup criou a sua própria marca de smartphones (Vsmart), confiando na BQ para o desenho e desenvolvimento dos seus primeiros modelos, lançados no passado dia 14 de dezembro. Para além disso, contou também com a empresa espanhola para o arranque da sua primeira fábrica de smartphones no Vietnam,  umas instalações com uma capacidade de produção de 5 milhões de unidades/ano e que exigiu um investimento superior a 30 milhões de euros. Neste projeto estiveram envolvidos mais de 100 engenheiros da BQ.

Depois deste acordo, a BQ pretende entrar em novas áreas de negócio (especialmente em campos relacionados com a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas), consolidando a sua posição como uma das maiores empresas europeias de engenharia e como um dos principais fornecedores de sistemas, soluções e produtos end to end para terceiros.

A empresa espanhola reconhece como positivo o impacto deste acordo para a economia de Espanha, país onde continuará a desenvolver a sua atividade. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento tecnológico e económico da Europa. Nos últimos 9 anos passámos de ser uma start up a ser uma das maiores empresas tecnológicas do continente” explica Alberto Méndez.  

Classifique este item
(0 votos)
Ler 446 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top