Altice Portugal anuncia cobertura nacional de rede NarrowBand-IoT (NB-IoT) até ao início de 2019 - Wintech

A Altice Portugal anunciou a cobertura total do país de NarrowBand-IoT (NB-IoT) até ao início de 2019. Esta é uma rede nova, simples e acessível, que pretende transformar para melhor a vida de empresas, organizações e do cidadão.

O IoT é uma das áreas tecnológicas mais promissoras e que mais irá influenciar empresas de diversos setores (utilities, transportes, logística, seguros e saúde), bem como Municípios e o dia-adia de cada cidadão.

Esta nova tecnologia, NB-IoT, aumenta as possibilidades de aplicação e democratiza a Internet of Things (IoT) tornando-a acessível, de um modo simples, a mais setores, empresas e organizações, fomentando a sua massificação. Trata-se de uma tecnologia de conectividade que assenta num modelo idêntico ao da conectividade 3G/4G, apresentando diversas vantagens, tais como:

 maior longevidade das baterias dos equipamentos (exemplo: 10 anos);

 baixo custo de implementação, sem exigir investimento em redes proprietárias;

 ligação de um número massivo de equipamentos IoT, sem interferências nas comunicações;

 cobertura de longo alcance e em ambientes indoor.

O NB-IoT torna-se imprescindível à criação de um futuro em que os vários objetos que nos rodeiam estão ligados à internet, enviando informação e recebendo comandos, permitindo às empresas redesenhar processos e até criar novas formas de comunicar e vender os seus produtos. A pensar nisto, a PT Empresas – marca da Altice para o segmento empresarial - passa agora a integrar o NBIoT no seu serviço IoT Connect, que permite gerir com total autonomia e simplicidade a sua rede de comunicações IoT – 2G, 3G, 4G ou NB-IoT, e irá disponibilizar soluções end-to-end com conectividade NB-IoT, como Gestão de Resíduos, Telemetria de Água, Localização de Ativos ou Parqueamento Inteligente.

A Altice Portugal é o operador em Portugal capaz de garantir condições de infraestrutura e tecnologias mais adequadas. De recordar que a Altice Portugal inaugurou em julho deste ano o Golabs.IoT, um laboratório dedicado ao IoT, aberto a clientes e parceiros e assente em três vetores: Inovar (exploração e definição de requisitos técnicos e suporte ao desenvolvimento); Certificar (validação da qualidade das soluções IoT); e Integrar (enquadramento das soluções no ecossistema Altice).

A Altice Portugal é ainda líder no segmento móvel, posicionamento que reflete o seu investimento na modernização da rede móvel, na expansão do 4G, atualmente já com uma cobertura superior a 95% da população e, ainda, no lançamento do 4G+ que atinge já os 60%. A liderança da Altice Portugal está também traduzida na sua aposta em levar a nova geração de fibra ótica a 5,3 milhões de casas e empresas até 2020, tendo alcançado já mais de 4,3 milhões com esta tecnologia.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 177 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top