O recente investimento da LG Electronics na empresa americana Bossa Nova Robotics marca o primeiro passo no que diz respeito à procura de parceiros à escala global para apostar em investimentos na área da robótica.

Já em 2017 a LGE fechou vários acordos com startups coreanas, tendo investido mais de 90 milhões de USD na área da robótica nos primeiros 12 meses de parceria com aquelas empresas. 

A Bossa Nova Robotics é líder no fornecimento de dados sobre produtos on-shelf em tempo real para a indústria retalhista, facilitando a gestão de grandes lojas de retalho ao permitir recolher e analisar de forma automática informação sobre inventários. Desde o ano passado que o Walmart, o maior retalhista do mundo, está a testar robôs que fazem scanning de prateleiras nas suas lojas.

O financiamento à empresa Bossa Nova surge no seguimento de quatro outros investimentos da LG em empresas de robótica coreanas: Acryl, SG ROBOTICS, Robotis and Robostar:

  • Acryl Inc., fundada por uma equipa de académicos do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), existe há 7 anos e é uma empresa de computação cognitiva que fornece uma plataforma integrada de inteligência artificial denominada “Jonathan” capaz de reconhecer emoções humanas e significados de textos, discursos e imagens tendo por base big-data e IA.
  • SG ROBOTICS é uma start-up que desenvolve wearable robots para ajudar pessoas com mobilidade reduzida, incluindo paraplégicos e doentes com problemas neuromusculares. A empresa foi fundada em 2017 sob o mote “Robôs Para Uma Vida Melhor” e está a tentar comercializar um wearable robot para crianças. O fato SG ROBOTICS’ WalkON ganhou uma medalha de bronze no primeiro Cybathlon em 2016, e a empresa foi a primeira a carregar a tocha olímpica nos Paralímpicos de 2018 em PyeongChang.
  • Robotis é especialista em soluções de robótica e robôs educativos. É reconhecida pelos seus atuadores usados em robôs articulados e produz hardware como controladores e módulos sensoriais para software de programação de robôs.
  • Robostar é um fabricante de robôs industriais que tem como missão ser um fornecedor de soluções integradas para empresas envolvidas nas áreas de mobile, display, automóveis e semicondutores.

Estes investimentos complementam os esforços da LG para apresentar, num futuro próximo, robôs que prestam serviços, com a ambição de que este seja o motor de crescimento da empresa a curto prazo. A LG já lançou uma série de robôs para teste na Coreia, como é o caso do Robô Guia e do Robô Limpeza que prestaram assistência aos viajantes que passaram pelo maior aeroporto da Coreia do Sul durante os jogos olímpicos de inverno em PyeongChang. No início deste ano no CES, a LG apresentou três novos robôs conceptuais CLOi usados em zonas de muito tráfego como hotéis e supermercados. Estes equipamentos estão a ser produzidos paralelamente aos produtos ThinQ, a marca de IA da LG para eletrónica de consumo e eletrodomésticos.

“A robótica, enquanto componente fundamental na nossa estratégia de IA ThinQ, é uma oportunidade futura de crescimento para a LG”, afirmou Kim Sungwook, vice-presidente da divisão de inovação global da LG Electronics. De acordo com o mesmo responsável, “a LG está empenhada em expandir as suas capacidades em robótica investindo em parceiros inovadores e fazendo um esforço interno em I&D.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 657 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top