De acordo com estudos internacionais, estima-se que, em média, as instalações fotovoltaicas estejam entre 15% a 70% abaixo da sua produção máxima. A par disso, a demora na deteção de problemas nos painéis está diretamente associada a perdas significativas na produção energética do sistema e, consequentemente, prejuízos para o proprietário. Face a estas dificuldades, a Picma desenvolveu uma solução que permite otimizar a produção de energia destas instalações, garantindo que os painéis operam sempre com o seu potencial máximo e que o investimento se revela proveitoso para os proprietários.
Este dispositivo, denominado Coulomb, opera sob um algoritmo de inteligência artificial que identifica os diferentes tipos de anomalias e falhas – disponíveis numa plataforma online que reúne toda a informação sobre o funcionamento dos painéis que estão a ser monitorizados –, e envia alertas caso se registe algum parâmetro fora do normal. A monitorização constante e a receção de alertas em caso de anomalia permitirão aos proprietários das instalações originar poupanças significativas.
O Coulomb monitoriza a atividade dos painéis tendo em conta fatores meteorológicos e, ainda, o estado dos próprios painéis, tais como sujidade excessiva ou danos na estrutura do painel. Além da monitorização, o dispositivo permite aos responsáveis pelas instalações entrar em contacto, de forma rápida e direta, com serviços certificados de manutenção.
Este piloto vai permitir à Picma implementar a sua solução em ambiente real e corrigir eventuais fragilidades antes de introduzir o produto no mercado. Para a Vodafone, este piloto representa o seu compromisso em apoiar jovens empreendedores e novas empresas, que se materializa nas startups apoiadas pelo Vodafone Power Lab e nas oportunidades criadas para que possam testar as suas soluções num contexto real.