A Iniciativa de Transparência Global, anunciada em outubro de 2017, reflete o compromisso da Kaspersky Lab em garantir a integridade e confiança dos seus produtos. Estas novas medidas são o próximo passo no desenvolvimento da iniciativa, além de espelharem o empenho da empresa num trabalho em parceria com outras organizações para lidar com os desafios resultantes da fragmentação da indústria e da quebra de confiança. Esta é essencial em cibersegurança, e a Kaspersky Lab sabe que a confiança não é dada: deve ser repetidamente conquistada através da transparência e da responsabilidade.

As novas medidas incluem a transferência dos centros de armazenamento e processamento de dados de várias regiões, a realocação da montagem de software e a abertura do primeiro Centro de Transparência.

Realocação de centros de armazenamento e processamento de dados de consumidores

Até ao final de 2019, a Kaspersky Lab irá estabelecer um centro de dados em Zurique, que irá armazenar e processar todas as informações dos utilizadores das regiões da Europa, América do Norte, Singapura, Austrália, Japão e Coreia do Sul, com outros países já planeados. Estes dados são voluntariamente partilhados pelos utilizadores com a Kaspersky Security Network (KSN), um sistema avançado com base na cloud, que processa automaticamente informações relacionadas com ciberameaças.

Realocação de montagem de software

A Kaspersky Lab vai realocar para Zurique o seu software build conveyer – um conjunto de ferramentas de programação utilizadas na montagem de software do código base até estar pronto a utilizar. Até ao final deste ano, os produtos e as bases de dados de regras de deteção de ameaças (AV databases) da Kaspersky Lab serão preparados e assinados com uma assinatura digital na Suíça, antes de serem distribuídos para os endpoints dos seus consumidores em todo o mundo. A realocação irá garantir que o software mais recente poderá ser verificado por uma organização independente, e demonstrar que o mesmo, bem como as suas atualizações recebidas pelos clientes correspondem ao código-fonte auditado.

Criação do primeiro Centro de Transparência

O código-fonte dos produtos da Kaspersky Lab e as atualizações de software estarão disponíveis para revisão por stakeholders responsáveis num Centro de Transparência desenvolvido para o efeito, também na Suíça, e cuja abertura está planeada para este ano. Esta abordagem pretende reafirmar que, geração após geração, os produtos da Kaspersky Lab foram desenvolvidos e utilizados para apenas um propósito: proteger os clientes da empresa contra ciberameaças.

Supervisão e revisão independente

A Kaspersky Lab está a trabalhar no sentido de fazer com que seja uma terceira entidade, independente e qualificada, a supervisionar e levar a cabo revisões técnicas do software do código-fonte e dos processos de armazenamento e processamento dos dados de montagem do software da Kaspersky Lab. Uma vez que a transparência e a confiança são requisitos globais na indústria de cibersegurança, a Kaspersky Lab apoia a criação de uma nova organização, sem fins lucrativos, que leve a cabo estas avaliações, não apenas à sua empresa, mas a outros membros e parceiros que assim o desejem.

O compromisso da Kaspersky Lab

Enquanto fornecedora global líder de soluções de cibersegurança, a Kaspersky Lab esteve sempre comprometida com as práticas industriais de maior confiança, incluindo uma forte proteção ao nível da transmissão de dados, políticas internas rígidas de acesso de dados, testes constantes à segurança das suas infraestruturas, entre outros. Com este novo conjunto de medidas, a Kaspersky Lab pretende melhorar a resiliência da sua infraestrutura IT contra qualquer risco de confiança – mesmo os teóricos – e aumentar a sua transparência, tanto para clientes atuais e futuros, como para o público em geral.

Sobre o processo de realocação e a abertura do Centro de Transparência, Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, afirma: “Numa indústria como a nossa, em constante e rápida mudança, temos de nos adaptar às necessidades emergentes dos nossos clientes, stakeholders e parceiros. A transparência é uma dessas necessidades, e é a razão pela qual decidimos redefinir as nossas infraestruturas e transferir os nossos centros de processamento de dados para a Suíça. Acreditamos que estas ações tornar-se-ão numa tendência global a nível de cibersegurança, e que a nossa política de confiança irá espalhar-se a toda a indústria como requerimento base.”

Para saber mais sobre os princípios de transparência da Kaspersky Lab e sobre a sua Iniciativa de Transparência Global, visite o website.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 334 vezes Modificado em maio 15, 2018
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top