Fujitsu e INRIA colabora em Programa de Co-criação de Inteligência Artificial - Wintech

A Fujitsu embarcou num programa de co-criação e investigação de longo prazo com o Instituto Nacional para a Investigação em Informática e Automatização (INRIA), de França. Apenas um ano após o início da parceria, as duas organizações já se comprometeram formalmente em aprofundar a colaboração, reflectindo o empenho da Fujitsu em impulsionar a inovação digital em França.

Este novo programa combina a competência do INRIA em investigação e desenvolvimento focado na IA com a tecnologia da Fujitsu.

Uma equipa conjunta, composta por engenheiros da Fujitsu no Japão e do INRIA, vai trabalhar de forma próxima, concentrada no desenvolvimento de novas técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial através do aproveitamento de informática e matemática avançada. A Inteligência Artificial será implementada para interpretar dados da IoT, de modo a gerar informação útil para os clientes. As soluções criadas através desta colaboração serão integradas tanto na Zinrai, plataforma de Inteligência Artificial centrada no ser humano da Fujitsu, como no software do INRIA.

Em Março de 2017, a Fujitsu anunciou uma iniciativa de investimento de 5 mil euros para trabalhar com a vibrante comunidade digital de França na co-criação de novas soluções inteligentes centradas no ser humano. Esta iniciativa pretende desenvolver novos serviços e tecnologias e baseia-se na colaboração com o governo francês, com instituições do ensino superior e de investigação, bem como com start-ups.

Axel Mery, CTO da Fujitsu France, comenta: “Ao combinar as nossas áreas de competência respectivas numa abordagem de co-criação, pretendemos melhorar a tecnologia disponível para responder às necessidades actuais dos clientes. Estamos a aproveitar o forte ecossistema de inteligência artificial de França, com a sua competência específica em Machine Learning e Deep Learning, tendo por objectivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para os nossos clientes. Desde a sua criação há um ano, a Fujitsu CoE tem colaborado com sucesso com cerca de um terço das start-ups locais, iniciando mais de 30 projectos locais com empresas francesas e mais de dez projectos europeus baseados em IA, com um foco no desenvolvimento de soluções dedicadas aos sectores do retalho e da manufactura.”

Frédéric Chazal, director de investigação no INRIA, afirma que “o INRIA é reconhecido em França e internacionalmente pelo seu trabalho nos campos da inteligência artificial, da estatística e de machine learning. A nossa colaboração com uma grande marca TI global como a Fujitsu representa uma oportunidade única para as nossas equipas de investigadores combinarem o seu conhecimento teórico com as competências ganhas em casos de utilização reais e dados da indústria."

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 822 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top