O crescimento foi impulsionado pelo forte desenvolvimento do setor B2B da Kaspersky Lab (+13%). A empresa confirma um crescimento de 30% no segmento empresarial, 61% em non-Endpoint, e 41% em serviços de inteligência de cibersegurança. A Kaspersky Lab continua a ampliar o seu portfólio, introduzindo e melhorando soluções que previnem, detetam e respondem às ciberameaças mais sofisticadas, como EDR, e uma ampla gama de serviços profissionais. Atualmente, 69 empresas da lista Fortune 500 são clientes da Kaspersky Lab.
Para além disso, a área de B2C também se mantém relativamente estável, impulsionado por um forte desenvolvimento das vendas digitais, o que contribui também para o crescimento global dos resultados da empresa.
"Os nossos resultados financeiros de 2017 são a prova clara que os utilizadores elegem os melhores produtos e serviços no mercado e apoiam o nosso princípio de proteção contra qualquer ciberameaça, independentemente da sua origem. Apesar da difícil situação geopolítica, das acusações sem fundamentos e das tentativas de comprometer a nossa empresa, a Kaspersky Lab mantem uma dinâmica positiva. Estamos constantemente a desenvolver e a trabalhar em novas soluções e tecnologias e temos a certeza que 2018 será um ano ainda mais produtivo que o anterior ", comenta Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab.
No mercado norte-americano, as contratações diminuíram cerca de 8% como consequência do clima geopolítico e das acusações infundadas que enfrentou a empresa. A nível mundial, os resultados cumpriram todas as expectativas, com crescimentos bastante sólidos em regiões como a América Latina (+18%), Rússia e CIS (+34%), META (+31% ) e APAC (+11% ). O Japão apresenta um crescimento moderado (4%), enquanto a Europa está ligeiramente abaixo das previsões (-2%).
A Kaspersky Lab lançou uma nova iniciativa de Transparência Global para, neste contexto geopolítico, dar resposta a qualquer dúvida que os clientes e os parceiros possam ter sobre os seus produtos e serviços. Desta forma, a empresa continua a defender os valores de confiança, transparência e responsabilidade a que já está associada há mais de 20 anos. Esta iniciativa inclui uma revisão independente do código fonte da empresa, atualizações de software e regras de deteção de ameaças; uma revisão independente dos processos internos de verificação da integridade das soluções e processos da empresa; três centros de transparência para 2020 na Ásia, Europa e América do Norte; e aumento das recompensas até 100.000 dólares por vulnerabilidade descoberta nos seus produtos.