Com uma visão integrada da sustentabilidade em todos os seus vetores (económico, social e ambiental), a PT entende que esta estratégia deve ser implementada junto de toda a sua cadeia de valor e num ecossistema de partilha de benefícios entre parceiros, fornecedores, clientes e a própria empresa.
Desta forma, a sua atuação encontra-se focada em implementar soluções que sendo inovadoras e com elevado grau de competitividade e rentabilidade, são igualmente sustentáveis do ponto de vista ambiental, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono da empresas e de todo o ecossistema em que está envolvida. A disrupção e evolução tecnológica podem, também, ser sinónimas de sustentabilidade ambiental.
Tendo em conta esta visão, foram já implementados vários projetos, em todas as áreas de atuação da PT, que tiram partido das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das redes de nova geração, e que reforçam o que o Estudo Smart 2020 da Global e-Sustainability Initiative considerou como sendo o potencial das soluções tecnológicas: a capacidade de reduzir em 15% emissão de CO2.
O contributo da PT para uma sociedade mais responsável em termos ambientais e o seu compromisso com os pressupostos de uma atuação e presença no mercado mais sustentável, é já muito expressivo e prevê uma redução significativa na emissão de CO2 da empresa, mais de 800 toneladas por ano nos projetos relacionados com energias fotovoltaicas e uma diminuição significativa no seu consumo energético anual, mais de 1,3 milhões de Kwh e de 2,5 milhões de euros por ano.