IBM lança novo mainframe para ambientes de cloud híbrida - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

A IBM acaba de lançar um novo mainframe capacitado e otimizado para ambientes de cloud híbrida e destinado a empresas de qualquer dimensão. O novo membro da familia z Systems da IBM, o z13s, aposta na segurança dos dados encriptados sem prejudicar o desempenho do sistema, conseguindo proteger informações críticas e transações de uma forma nunca antes conseguida.



Na vertente de segurança, a IBM também anunciou novas parcerias e inovações que estão já integradas no novo mainframe:

• Segurança incorporada no hardware – O novo z13s tem recursos avançados de criptografia incluídos no hardware que lhe permite encriptar e desencriptar dados de uma forma duas vezes mais rápida do que as versões anteriores, protegendo a informação sem comprometer o seu desempenho.

• Capacidades de Segurança Inteligentes – A IBM está a integrar a tecnologia do sistema mainframe com soluções de software IBM Security, por forma a criar uma base mais segura para infraestruturas de cloud híbrida. A Companhia disponibiliza ainda um novo serviço Cyber Security Analytics para clientes de z Systems com o objetivo de ajudar a identificar atividades maliciosas, e que se baseia no conhecimento do comportamento do utilizador ao longo do tempo.

• Ecossistema de parceiros alargado – A IBM está a trabalhar com parceiros líderes na indústria de segurança através do programa de parceiros "Ready for IBM Security Intelligence" para ajudar a fornecer soluções e ofertas adaptadas às necessidades específicas do cliente.

Dado que o negócio digital é cada vez mais comum e que se assiste a um aumento significativo das transações, torna-se crítico aumentar a segurança. A verdade é que qualquer empresa pode enfrentar uma média de 81 milhões de incidentes de segurança anualmente (IBM 2015 Cyber Security Intelligence Index) e os incidentes e as ameaças estão a crescer e a evoluir à medida que as empresas aumentam as suas interações através de dispositivos móveis e redes cloud. Por exemplo, a IDC prevê para 2017 uma taxa de adoção de cloud híbrida por parte das empresas de 80%.

Atualmente os cibercriminosos estão a conseguir manipular os dados, e não apenas a roubá-los, comprometendo a sua precisão e fiabilidade. O sistema z13s proporciona o acesso a APIs e a micro-serviços em ambientes de cloud híbrida, mantendo intacta a integridade dos dados.

"O novo mainframe da IBM permite um processo de transação rápido e seguro, ajudando os clientes a fazer crescer o seu negócio digital num ambiente de cloud híbrida", sublinhou Tom Rosamilia, senior vice president IBM Systems. "Com as novas soluções IBM z13s, os clientes já não têm de optar entre segurança e desempenho. A velocidade com que se conseguem transações seguras, juntamente com a nova tecnologia analítica que permite detetar atividades maliciosas, permite-nos ajudar as médias empresas a crescer em segurança."

Mais capacidades de segurança

O novo modelo de entrada de gama z Systems da IBM traz agregadas novas inovações de segurança. O z13s consegue encriptar dados confidenciais sem comprometer a taxa de transferência transacional e o tempo de resposta, eliminando assim o que tem sido tradicionalmente uma barreira para os departamentos de TI na implementação da encriptação.

Os clientes do z System podem tirar partido da oferta z Systems Cyber Security Analytics, que fornece um nível avançado de monitorização de ameaças com base em análises de comportamento. A solução, que está a ser desenvolvida pela IBM Research, aprende com os comportamentos do utilizador, pelo que é capaz de detetar padrões anómalos na plataforma, alertando os administradores de potencial atividade maliciosa.

Segurança avançada em ambientes de cloud híbrida

Com metade das vulnerabilidades vindas do seu interior, as empresas devem automatizar a monitorização, eliminando o erro humano. Para resolver isso, a IBM está a integrar no novo mainframe soluções de segurança que resolvem a gestão e a atribuição de acessos privilegiados e a proteção de dados sensíveis com segurança inteligente integrada. Estas soluções vão permitir, desta forma, que os clientes consigam estabelecer uma segurança end-to-end no seu ambiente de cloud híbrida.

O IBM Security Identity Governance and Intelligence pode ajudar a prevenir a perda de dados internos acidentalmente ou de forma maliciosa ao gerir e dando privilégios de acesso a utilizadores definidos dentro das políticas de segurança da empresa. O IBM Security Guardium utiliza analítica avançada para ajudar a garantir a integridade dos dados, ao proporcionar a monitorização inteligente dos dados, controlando que utilizadores estão a aceder a dados específicos, ajudando a identificar rapidamente as fontes das ameaças em caso de violação dos mesmos. O IBM Security zSecure & QRadar dá alertas em tempo real, procurando identificar ameaças críticas de segurança que podem comprometer o negócio.

Mais informações sobre o portefólio IBM z Systems em http://www.ibm.com/systems/z/

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1242 vezes Modificado em Fev. 19, 2016

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top