Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

Já está online em www.oceanario.pt o novo website do Oceanário de Lisboa. A plataforma visa captar e envolver os utilizadores no universo da atividade e de conteúdos que o Oceanário gera através da extensão da experiência imersiva da visita ao equipamento. O website integra uma nova base de dados com mais de 300 espécies marinhas da coleção biológica e tem a divulgação da literacia e da conservação dos oceanos como prioridade.

 

 

Com design atual, o site apresenta uma interface de fácil utilização, proporcionando uma navegação intuitiva que potencia a partilha de conteúdos através da integração de redes sociais. As áreas da Educação e da Conservação apresentam informação de referência relacionada com a biodiversidade marinha numa perspetiva global. Na secção de Conservação, foi criado o “Observatório” que destaca o que de melhor se faz ao nível da conservação da biodiversidade e ecossistemas marinhos no mundo, sendo também possível acompanhar os projetos de conservação financiados pelo Oceanário, bem como as ações continuamente desenvolvidas pela instituição que contribuem para a conservação dos oceanos. A área do Vasco, dedicada ao público infantil, tem agora uma navegação dentro do ambiente do website e contempla atividades lúdicas e pedagógicas sugeridas pela mascote do Oceanário de Lisboa.

 

O website integra tags Open Graph que permitem a partilha de conteúdos nas redes sociais possibilitando um controlo fino sobre a imagem e texto a partilhar, especialmente no Facebook. O Instagram tem uma secção com atualizações em tempo real de fotografias tiradas pelos visitantes com o hashtag #oceanariodelisboa. O website contempla também um widget do TripAdvisor que apresenta as três últimas reviews dos utilizadores desta plataforma de turismo.

 

O novo site é responsive estando por isso otimizado para os dispositivos móveis, podendo ser facilmente consultado a partir de qualquer smartphone ou tablet. A plataforma de vendas online, criada em parceria com a Blueticket, possibilita a aquisição online de bilhetes para as exposições de forma prática e rápida, possibilitando o acesso imediato dos visitantes quando chegam ao equipamento e evitando as bilheteiras.

 

Construído com base numa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), o site está dotado de uma plataforma de gestão de conteúdos que suporta a criação automática de URL’s SEO friendly, bem como a possibilidade de customizar o título, a descrição e as keywords para cada página. A plataforma permite, também, o carregamento de textos descritivos para as imagens utilizadas, bem como a criação e atualização automática do sitemap integrado com o Google Webmaster Tools.

 


Em linha com as melhores práticas do mercado, o novo site utiliza para o frontend uma linguagem HTML5/CSS3. Foram tidas em conta as recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), com o objetivo de atingir, sempre que possível, o nível 1 de acessibilidade. Com esta aposta, o Oceanário de Lisboa garante que a compatibilidade com diferentes dispositivos é maior.

 

Com uma média mensal de mais de 340 mil page views e 65 mil novos utilizadores, o website nos três meses de teste registou um aumento de 5% em page views e um crescimento de 35% no acesso e navegação via smartphones, resultado da aposta no desenvolvimento de um layout responsive. Mais moderno, completo e interativo, o website, desenvolvido pela empresa WayNext, estreita a relação entre o Oceanário de Lisboa e os visitantes, que se revelou também no aumento do tempo de navegação e na diminuição da taxa de rejeição em 25%.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1157 vezes Modificado em Fev. 05, 2016

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top