A OutSystems, multinacional portuguesa fornecedora da plataforma empresarial de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD), anunciou hoje ter concluído um financiamento de 55 milhões de dólares com a North Bridge, uma empresa norte-americana de capital de risco que investe em empresas de tecnologia em grande crescimento.

 

Este investimento vem permitir aliar a experiência da OutSystems no desenho de plataformas de desenvolvimento de aplicações com o conhecimento da North Bridge no setor, uma empresa reconhecida por apostar em mercados em grande expansão, investindo em empresas disruptivas capazes de transformar a forma como vivemos e trabalhamos.

 

 

O acordo agora fechado com a North Bridge representa assim um dos maiores investimentos diretos realizados por uma empresa norte-americana numa empresa portuguesa de tecnologia, uma aposta clara no trabalho desenvolvido pelos engenheiros portugueses da OutSystems e que vem reconhecer o talento nacional além-fronteiras.

 

O financiamento irá reforçar as áreas de vendas e marketing da OutSystems nos mercados internacionais onde está presente e alargar a sua oferta a novas geografias. Também o departamento de I&D da OutSystems será amplamente reforçado com a abertura de novas posições em Portugal na área da engenharia informática, aprofundando assim a capacidade inovadora e prosseguindo o trabalho especializado que tem sido feito a partir do nosso País.

 

 

“Estamos muito entusiasmados por integrar a equipa, mundialmente reconhecida, da OutSystems. O nosso investimento vai contribuir para acelerar o crescimento continuado da empresa, visto que as organizações confiam cada vez mais na OutSystems para reagir à dinâmica de mudança do mercado e à procura de aplicações mais rápidas e baratas para satisfazer as necessidades de negócio”, referiu Mike Pehl, partner da North Bridge.

 

Jim Moran, também partner da North Bridge, especificou os dois fatores que foram determinantes para o investimento na OutSystems: “Primeiro, a base de clientes da OutSystems é completamente fã da experiência com o produto. Em segundo lugar, a OutSystems é líder de mercado em Application Platform As a Service (aPaaS), um mercado que acreditamos estar a começar a crescer dada a elevada procura por aplicações e a relativa escassez das novas competências técnicas necessárias.”

 

Para Paulo Rosado, CEO da OutSystems, “A OutSystems posiciona-se como um catalisador tecnológico de mudança para empresas em mais de 20 indústrias. Vamos trabalhar com um parceiro que tem um sólido histórico de apoio à expansão de empresas tecnológicas e de elevado crescimento. Temos uma grande oportunidade à nossa frente e a North Bridge vai ajudar-nos a beneficiar dela”.

 

“A OutSystems tem a vantagem de poder contar com pessoas de elevada qualidade que resulta num produto sem paralelo no mercado mundial. Para mantermos essa vantagem temos que continuar a apostar em contratar os melhores e a dar-lhe as condições para poderem ser bem sucedidos. Como tal uma parte substancial deste investimento irá ser canalizado para as áreas de engenharia e serviços.”, sublinha Paulo Rosado.

 

Joaquim Sérvulo Rodrigues da ES Ventures comenta “Estamos muito satisfeitos com a entrada da North Bridge na OutSystems. A empresa está com elevados rácios de crescimento e a contribuição da North Bridge irá não só reforçar mas também aumentar esses rácios.”

 

A North Bridge junta-se à ES Ventures e Portugal Ventures como investidores na OutSystems. Os partners da North Bridge, Mikel Pehl e Jim Moran, irão integrar o Conselho de Administração da OutSystems.

 

 

 

Fundada em 2001, a OutSystems cresceu, tornando-se líder, com mais de 600 clientes empresariais e mais de 130 parceiros em 33 países e 22 indústrias. É um líder respeitado num mercado em expansão, que inclui plataformas de desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), plataformas de desenvolvimento low-code, plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis e plataformas de aplicações as a service (aPaaS) na cloud. A OutSystems Platform é a plataforma mais rápida e abrangente para a criação, implementação e gestão de aplicações móveis e empresariais customizadas – meticulosamente desenhada, projetada e concebida para ajudar as empresas a atingirem rapidamente o negócio digital.

 

Como as empresas em todos os setores tentam tornar-se mais digitais, devem lidar com as necessidades de TI para transformar fundamentalmente a maneira como as aplicações são desenhadas e entregues. A escassez de programadores especializados, juntamente com a criação de novas aplicações móveis empresariais, levou à intensa procura de plataformas low-code e de plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis. Este financiamento irá desta forma ajudar a OutSystems a capitalizar esta procura, assim como apoiar o seu crescimento acentuado.

 

“A OutSystems é o transformador que as empresas hoje precisam para desencadear a inovação digital. Os nossos clientes têm ultrapassado a concorrência em vários setores através da rápida digitalização da sua atividade e operação”, refere Paulo Rosado. E acrescenta: “Nós capacitamos as equipas de TI e de negócio dos nossos clientes para criarem poderosas aplicações móveis, da forma mais simples e rápida”.

 

Paulo Rosado refere ainda que a OutSystems Platform é adotada tanto por equipas técnicas, como de desenvolvimento do negócio. “Ao passo que as equipas técnicas têm construído grandes sistemas empresariais com base na OutSystems Platform, assistimos a uma crescente utilização pelo programador não-profissional. Os departamentos de informática centrais têm assim a oportunidade de controlar o “shadow IT” ao capacitar os departamentos e subsidiárias com uma plataforma de desenvolvimento fácil de aprender e usar, sem sacrificar escalabilidade, segurança e controle”.

 

 

 

Segundo o recente Forrester Report, o mercado das plataformas low-code gerou um valor mínimo de 1,7 mil milhões de dólares de receita em 2015 e irá crescer até 15,5 mil milhões em 2020. Em 2015, as receitas da OutSystems por subscrição aumentaram mais de 60%, visto que as plataformas low-code produzem uma maior eficiência operacional, rapidez de negócio e produtividade dos colaboradores.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1214 vezes Modificado em Fev. 03, 2016

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top