A Ericsson e a Mobile TeleSystems OJSC (MTS), empresa líder de telecomunicações na Rússia e a Commonwealth of Independent States (CIS), estabeleceram um acordo de cooperação em pesquisa e implementação de 5G na Rússia. 

O Memorando de Entendimento assinado entre as duas empresas abrange os estudos de espetro da rede de próxima geração e a conceção de um sistema de testes. As empresas vão focar-se inicialmente no desenvolvimento dos requisitos e em casos de uso, assim como na avaliação de desempenho e nas capacidades aplicacionais de componentes chave para tecnologia 5G. O projeto vai suportar o diálogo com reguladores do setor governamental no que respeita às bandas que serão utilizadas pelo 5G e às necessidades para os sistemas de próxima geração.

 

A parceria irá ainda levar à implementação de tecnologias relacionadas com 5G na rede da MTS, como a Ericsson Lean Carrier e a utilização de espetro não licenciado, assim como de outras tecnologias que utilizam os conceitos de design que a Ericsson está a desenvolver para o 5G.

Andrey Ushatskiy, Vice-presidente de Tecnologia e TI, Chief Technology and Information Officer da MTS, refere: “Muito embora os requisitos para o novo standard de comunicação estejam na fase de desenvolvimento, é importante para nós que a nossa empresa esteja envolvida no processo. Esta estratégia levou à assinatura deste acordo com a Ericsson. No próximo ano, vamos começar a testar os desenvolvimentos dos principais fabricantes através de uma série de projetos-piloto na rede MTS, de forma a conseguirmos ter uma noção completa da performance das soluções nas nossas redes 5G. Ao trabalharmos de forma proativa no em todo o processo de estandardização 5G, estaremos prontos para concebermos os primeiros passos da rede que irá alterar dramaticamente as nossas vidas e o papel de tudo o que nos rodeia, e que irá conferir novas capacidades às pessoas e dotá-las de novos horizontes de conhecimentos em todos os campos – em casa, nas escolas, na medicina, nas ciências, nos transportes, no entretenimento e em muitas outras áreas”.

Jeff Travers, Diretor de Conta para a MTS, Ericsson Northern Europe and Central Asia, sublinha: “A Ericsson está a fomentar o desenvolvimento de tecnologia 5G juntamente com os seus parceiros e com operadores líderes de mercado para facultar velocidades de transferência de dados mais elevadas, latências mais baixas e uma superior fiabilidade nas ligações. Este projeto é um marco importante e disponibiliza o desenvolvimento das mais inovadoras tecnologias na Rússia. Até 2018, planeamos não só levar a cabo as nossas pesquisas, mas também testar e implementar tecnologias chave que melhoram o desempenho da rede MTS e a cobertura aplicacional. O 5G vai revolucionar as experiências de utilizador em tecnologias móveis durante o Campeonato do Mundo da FIFA em 2018”.

O acordo envolve a cooperação das duas empresas nas seguintes áreas:

* Diálogo conjunto com os reguladores sobre o uso do espetro de frequências para o 5G

* Em 2016, a implementação de um projeto-piloto em LTE-U (LTE-Unlicensed) / LAA (Licensed-Assisted Access) que envolve o uso de interfaces de rádio LTE na banda não licenciada de 5GHz juntamente com pontos de acesso Wi-Fi. A solução faculta uma melhor cobertura e capacidade, e combina as redes Wi-Fi existentes com recursos de redes móveis

* Testes à tecnologia Ericsson Lean Carrier. A solução usa a arquitetura 5G para otimizar o tráfego de sinalização entre células, para eliminar e interferência, simplificar o planeamento das redes e melhorar a velocidade de transferência de dados

* Demonstração de novas tecnologias de rádio para a Internet das Coisas: EC-GSM (Extended Coverage para GSM), LTE-M (para comunicações do tipo Máquina), NBIoT (Narrowband IoT).As tecnologias vão aproveitar as redes GSM e LTE existentes através de atualizações apenas de software para facultarem uma maior cobertura em ambientes interiores, uma maior autonomia e suporte de baixo custo e de reduzida complexidade a equipamentos para a ampla gama de aplicações da Internet das Coisas

* Em 2017, a implementação de soluções piloto 5G utilizando transmissões de dados de alta velocidade na banda de 15 GHz 

* Construção da área de testes para a demonstração de soluções de tecnologias 5G durante o Campeonato do Mundo de Futebol em 2018, na Rússia. 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1163 vezes Modificado em Dez. 23, 2015

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top