Na verdade, no mundo empresarial o vídeo tornou-se um meio de comunicação privilegiado em todos os setores e uma importante forma de as empresas se relacionarem com clientes e empregados em webcasts, palestras e conferências, ações de formação e educação, atendimento ao cliente, e muito mais. Neste sentido, as empresas procuram uma solução de vídeo segura, escalável e aberta, baseada na cloud, passível de ser gerida e analisada. Esta exigência por parte dos clientes ganha ainda mais importância nos dias de hoje em que se estima que 80% dos dados do mundo, sendo o vídeo parte integrante, não sejam estruturados e estejam ocultos aos sistemas de computação tradicionais.
A plataforma de vídeo Clearleap está otimizada para disponibilizar uma grande escalabilidade, o que permite que os clientes criem e suportem milhões de utilizadores em segundos, por exemplo, um requisito dos grandes eventos. As inovações têm atraído marcas líderes como a HBO, a NFL, a BBC America, o Sony Movie Channel, a Verizon Communications, entre outros.
"A Clearleap junta-se à IBM numa altura em que a informação e a comunicação visual não são apenas importantes para os consumidores; mais do que isso estão a revelar-se fundamentais em todos os setores", sublinhou Robert LeBlanc, Vice-Presidente Sénior, IBM Cloud. "Esta parceria é uma mais-valia para todas as empresas que queiram divulgar os seus conteúdos de forma rápida e mais económica, a partir de qualquer dispositivo e de forma natural".
APIs Abertas
A plataforma aberta de APIs da Clearleap permite que as empresas possam, por outro lado, agregar vídeo a aplicações e adaptá-lo às necessidades específicas do negócio, tais como fluxos de trabalho personalizados ou análises avançadas. A estrutura também permite o acesso a aplicações-chave de terceiros que os clientes já possam ter nos seus ambientes de trabalho.
Além disso, a plataforma Clearleap inclui os serviços de subscrição e de centros de dados por forma a alojar recursos de vídeo digitais. Como resultado, as organizações são capazes de fornecer aos clientes uma experiência segura, confiável e completa de vídeo em multiscreen.
Os serviços de vídeo da Clearleap serão oferecidos através dos centros de dados e os centros de cloud da IBM em todo o mundo que prestam serviço e suporte técnico ao cliente 24x7 para capacidades de identificação e rápida resolução de problemas. Os clientes terão a capacidade de partilhar dados em segurança e conteúdo em todas as geografias, inclusive através de clouds híbridas. A IBM prevê disponibilizar em 2016 as APIs da Clearleap através do IBM Bluemix para permitir que as empresas possam construir novas ofertas de vídeo de forma mais rápida e fácil.
Com esta aquisição a IBM continua a estender a sua oferta de cloud, que já contempla mais de 400 serviços no IBM Cloud Marketplace e 40 centros de dados em todo o mundo, incluindo um localizado em Lisboa.