O consórcio tirará partido da tecnologia exclusiva e reconhecida da IBM e do conhecimento e liderança de profissionais de topo em áreas como a construção e o design ou a infraestrutura de redes e as telecomunicações. Muitos dos membros do consórcio estão já a trabalhar em mais de 250 dos melhores espaços desportivos do mundo.
A IBM traz para este novo mercado a sua consultoria, a analítica para o desempenho de equipas, as capacidades cognitivas do IBM Watson, flash storage, redes wireless e clouds híbridas.
De acordo com a consultora A.T. Kearney, a indústria do Desporto gera anualmente cerca de 700 mil milhões de dólares em todo o mundo, com uma taxa de crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) em quase todos os países. No entanto, é urgente que se modernizem os recintos desportivos com tecnologias inovadoras e funcionalidades wireless.
Na realidade, menos de metade dos recintos desportivos norte-americanos proporcionam acesso wireless em dias de jogo e, na maioria das vezes, a qualidade de sinal é pouco satisfatória. Por outro lado, não estão preparados para responder às expectativas dos adeptos no que se refere a opções de e-commerce e de entretenimento através de dispositivos móveis, nem à análise em tempo real das jogadas em campo e do desempenho das equipas.
É assim cada vez mais imperativo integrar tecnologia de ponta na conceção de estádios, arenas e parques, para criar uma experiência memorável aos adeptos. Por forma a criar ligações mais próximas com os fãs e encontrar novas fontes de receita, os clubes e as empresas que gerem espaços desportivos devem ser capazes de oferecer uma conexão de banda larga, mas também serviços e conteúdos cada vez mais personalizados de acordo com as preferências de cada adepto. Uma experiência bem concebida e integrada tem a capacidade de transformar os espetadores passivos em participantes ativos através de múltiplos pontos e plataformas de contacto e, finalmente, tornar estes adeptos em clientes de novas ofertas e serviços digitais.
“Há que encontrar novas formas de analisar os adeptos e conhecê-los individualmente, por forma a converter a lealdade e a paixão desportiva em novos fluxos de receita, e não apenas em dias de jogo, mas durante todo o ano. É uma experiência contínua que começa quando o adepto adquire os bilhetes, se desloca até ao recinto, assiste ao jogo; mas que continua para lá do apito final”, sustentou Jim Rushton, que irá liderar a nova unidade de consultoria da IBM.
Os membros do Consórcio Global de Desporto e Entretenimento comprometem-se a desenvolver soluções, a trocar informações de propriedade intelectual e a colaborar para criar e oferecer oportunidades e experiências únicas, à semelhança do que a IBM tem vindo a fazer nos torneios de ténis do Grand Slam – Wimbledon, US Open e Australian Open.
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Os membros fundadores deste consórcio incluem:
- Arquitetura e Design: HOK
- Construção e Design: AECOM, Whiting Turner
- Infraestrutura tecnológica e Software: Alcatel-Lucent, Anixter, Commscope, Corning, Juniper Networks, Ruckus Wireless, Schneider Electric, Smarter Risk, Tellabs, Ucopia, Zebra Technologies, YinzCam (IPTV), Zhone
- Soluções de Comunicações: AT&T, Verizon Enterprise Solutions, Level 3, Zayo.
- Consultoria de personalização da experiência de fãs e integração da gestão de dados: IBM
Mais informações podem ser encontradas em www.ibm.com/sports .