Google+
Xbox Gaming
Obter para Microsoft
catid=103
ABR 11
WINTECH XBOX GAMING
«FlatOut 4 : Total Insanity»
por Hélio Duarte

Depois de ter passado por dias difíceis, com FlatOut 3: Chaos & Destruction a ser considerados por muitos como um dos piores jogos de corridas de sempre, a série FlatOut está de regresso com um dos títulos mais ambiciosos de sempre.

FlatOut 4: Total Insanity mantém alguns dos elementos que os fãs de longa data tanto adoram, entre eles a velocidade, destruição e deformação de veículos que estão na base da série, adicionando-lhe novos modos de jogo e sistemas que tentam, de certa forma, reanimar FlatOut.


Desenvolvido pela Kylotonn Racing Games, a produtora francesa que deu vida a WRC 5 e WRC 6, FlatOut 4: Total Insanity está disponível para Xbox One e PlayStation 4 desde o dia 17 de março de 2017.



Jogabilidade


A jogabilidade de FlatOut 4 Total Insanity não é, nem tem como objetivo ser, muito realista. O jogo é bastante "arcade", enfatizando principalmente a velocidade e destruição dos veículos e elementos do cenário, contrariando muitas vezes as leis da física. Para além disso, o controlo e capacidade de condução que é exigida nos simuladores mais realistas, é aqui quase que totalmente descartada.

O modo de carreira consiste em participar em várias competições, divididas em três categorias (Derby, Classic e Allstar), através das quais temos a oportunidade de amealhar algum dinheiro, assim como desbloquear o acesso a novos eventos, viaturas e outros recursos. Se o objetivo for ganhar dinheiro, nada como realizar uma série de manobras durante a corrida, que vão desde batidas nos adversários à obtenção da melhor volta. Já na segunda situação, o importante é mesmo alcançar a melhor posição possível em cada corrida ou evento.

Com o dinheiro que vamos amealhando, podemos adquirir novas viaturas (existem 27 no total) ou personalizar/melhorar as que já possuímos.

À medida que vamos obtendo bons desempenhos nas corridas, desbloqueamos duas outras experiências que também nos permitem ganhar algum dinheiro. São elas as “batalhas” em arenas onde ganha quem causar mais destruição em partidas que duram atém ficar apenas um veículo, e contra os contrarrelógio realizados em várias pistas.





No modo multiplayer online/local temos a oportunidade de jogar sozinhos o com até 7 amigos em partidas de arena ou corrida. Na verdade, tivemos alguma dificuldade em testar este modo, pois não há assim tanta gente a jogar FlatOut 4 Total Insanity no modo multiplayer online.

Por último, temos ainda o modo “FlatOut” que consiste em ganhar balanço com um veículo numa rampa, e lançar o suposto condutor do veículo contra objetos no cenário depois de ajustar o ângulo do lançamento. Obviamente, quantos mais objetos conseguirmos derrubar, mais pontos ganhamos.


Gráficos e som


As corridas de FlatOut 4 acontecem numa série de ambientes que vão desde florestas a áreas industriais, ou de zonas geladas a desfiladeiros poeirentos. Apesar dos seus criadores afirmarem que existem cerca de 20 pistas, pelo menos metade são versões inversas, ou com pequenas alterações no trajeto, de outras pistas. Em cada uma das pistas encontramos muitos objetos, na sua maioria destrutíveis.


A banda sonora de FlatOut 4 baseia-se principalmente em temas rock, que acrescentam ainda mais intensidade às corridas que, por si só, já são intensas dado o nível de destruição. Os efeitos sonoros são um pouco mais modestos, predominando o ruído emitido pelo veículo que controlamos.



Imagens


Conclusão


FlatOut 4: Total Insanity está bastantes furos acima do seu antecessor, mas ainda não é um jogo que nos deixe totalmente convencidos. 

Algumas falhas técnicas, a ausência de realismo na jogabilidade e os gráficos algo modestos, são questões a melhorar num próximo capítulo de série, caso venha a existir. Por outro lado, o FlatOut 4 é bastante fácil de jogar e de dominar, pelo que poderá fazer as delicias dos jogadores mais virados para o estilo "arcade". Aqui basta pegar num carro, levá-lo para uma pista ou arena, e quanto mais destruições houver, melhor!

Sobre o autor
Hélio Duarte
Author: Hélio DuarteWebsite: http://pcgaming.pt
Colaborador
Apaixonado por tecnologia e grande entusiasta de jogos no PC e XBox One, o Hélio é o grande responsável pelo sucesso do portal PCGaming.pt.

Classificação

OK
"FlatOut 4 é bastante fácil de jogar e de dominar, pelo que poderá fazer as delicias dos jogadores mais virados para o estilo arcade"
6,75
  • 7Gráficos
  • 7Som
  • 6Jogabilidade
  • 7Nível de Envolvência
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.