A linha de jogos WRC foi, durante algum tempo, um titulo obrigatório para quem acompanha de perto os desportos motorizados, nomeadamente as provas de rali. Depois de ter sofrido um interregno e de ter mudado de produtora, o novo WRC chega às lojas de todo o mundo e, tal como gostamos de anunciar, à Wintech para ser analisado pelo staff.

Este ano, WRC 5, foi desenvolvido pela francesa Kilotonn Racing Games, uma verdadeira desconhecida do mundo dos videojogos e que, de certa forma, terá sido posta a prova neste mercado tão exigente (e rico) que é o mundo dos videojogos.

 

Tal como seria de esperar, o jogo WRC 5 é um dedicado ao campeonato do mundo de ralis onde se destaca a integração das licenças com todos os carros e equipas em competição.

youtube.com/watch?v=xQcz084Lf3Y

Jogabilidade

A jogabilidade deste WRC 5 é intuitiva, bastando carregar no acelerador e no joystick de direção para virar à esquerda ou à direita, no entanto, se acelerarmos muito, podemos ter algumas dificuldades em curvar, o que acaba por nos obrigar a ter de puxar pelo travão ou a desacelerar sempre que se aproxima uma curva mais fechada. O jogo está, de certa forma, com alguma realidade, ou seja, sempre que saímos fora da estrada e, por azar (ou aselhice), batemos numa vedação ou arvore, por exemplo, o carro vai-se danificando pelo que, como consequência, acaba por afetar diretamente a condução e a nossa perícia em conduzir estes poderosos (e artilhados) veículos.

Independentemente de ser mais ou menos experiente, aconselhamos a que os jogadores percorram algumas das opções de treino que, numa espécie de tutorial, nos ajuda a ganhar mais à vontade na altura de curvar e travar.

A jogabilidade é também afetada por diversos fatores, como é o caso do estado do tempo havendo uma verdadeira “mescla” de situações, ou seja, é perfeitamente possível estarmos a começar a etapa num dia radioso de sol, gradualmente ficar nublado e, para culminar, muita chuva e neve. A condução noturna é uma verdadeira dor de cabeça, isto se o jogador não estiver muito à vontade com este tipo de condições, pois o nível de visualização é muito reduzido e torna-se verdadeiramente desafiante. Tal como na vida real, a condução é totalmente diferente conforme o piso que percorremos, por exemplo, se estivermos numa estrada de alcatrão, temos uma aderência maior, se estivermos numa estrada de terra batida, o carro torna-se mais difícil de controlar…

Entre os diferentes modos de jogo, e quem gosta realmente de competição, recomenda-se que opte pelo modo carreira. Este modo permite ao jogador passar por diversas fases com o intuito de evoluir ao longo da sua carreira. Iniciando-se na categoria Júnior antes de passar ao WRC 2 e, finalmente, ao WRC. Para progredir na carreira, o jogador terá de ultrapassar alguns desafios.

Cada campeonato (WRC, WRC 2 e J-WRC) possui veículos próprios diferindo, essencialmente, na tração e nas velocidades que conseguem atingir. Uma nota para a presença do Rally Vodafone, que se realiza em Portugal.

Há também a realçar os dois modos online que permite ao jogador competir com amigos ou numa rede mundial onde é posta à prova a perícia dos jogadores com o objetivo de conquistar os melhores tempos…

Destaque ainda para a competição que a editora esta a preparar com um verdadeiro “campeonato mundial eletrónico”, que se inicia em janeiro de 2016 e que vai apresentar os eventos reais com provas virtuais.

youtube.com/watch?v=Ydxqd6iErJo

 

Gráficos e Som

Em termos visuais, o WRC 5, é um titulo que satisfaz denotando-se bons pormenores como as marcas da passagem de outros carros pelo percurso, a sua irregularidade nas estradas, em particular as de terra batida. O carro, caso haja alguns incidentes, apresenta sinais de danos podendo apresentar farolins partidos, amolgaduras, e perda de peças… Ainda assim, este jogo está longe de ser um “deleite” visual, apresentando-se com texturas medianas, efeitos visuais pouco conseguidos e animações básicas.

Existe ainda vários tipos de visualização do carro, podendo (conforme o gosto) variar-se entre a condição na terceira pessoa, ou seja, numa perspetiva que permite ver o carro na sua totalidade e o ambiente que o envolve e entre uma condução a partir de dentro da viatura, aproximando-se do ambiente que temos quando se conduz um carro de verdade.

Os menus são bastante simples e intuitivos, navegando-se com facilidade entre as variadas opções.

No que diz respeito ao som, este apresente-se bem conseguido com o habitual roncar dos motores e som característico dos rallies, no entanto achamos um bocado repetitivo quando estamos no ecrã de entrada para as provas, tornando-se irritante por vezes…

youtube.com/watch?v=wViqWA55X5k

Conclusão

O jogo WRC 5 é, na sua essência, um simulador, no entanto, numa altura em que os jogos de carros são tao ricos graficamente e ao nível sonoro, poderia este titulo apresentar melhores detalhes, pois, como se sabe, os “olhos também comem” e sempre ajudava a esquecer outros detalhes menos bem conseguidos. Ainda assim destaque para a variação das condições climatéricas ao longo dos percursos e a inclusão das licenças oficiais com todos os carros e pilotos em competição.

A jogabilidade é bastante simples ao nível de que, ao fim de algumas horas de prática, se conseguirá apanhar o jeito para se conseguir bons resultados na competição.

Consideramos que, depois de ter sofrido um interregno, a Kilotonn Racing Games está no bom caminho, ainda que esse caminho seja bastante longo, pois a concorrência é feroz, e os amantes das provas de Rally merecem um simulador de um patamar mais elevado. Ainda assim este titulo é obrigatório para todos os fãs deste desporto motorizado.

 

{gallery.start}{gallery.end}

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3034 vezes Modificado em Nov. 05, 2015
Top