Google+
Xbox Gaming
Obter para Microsoft
catid=103
DEZ 27
WINTECH XBOX GAMING
«The Cave»
por João Fernandes

Quem anda nas lides das “informáticas” e dos jogos há algum tempo, decerto se relembra das saudosas aventuras gráficas que marcaram, por exemplo, as décadas de 80 e 90. Entre os inúmeros jogos destacamos os míticos “Maniac Mansion” e “The Secret of Monkey Island” que faziam na altura vibrar e ao mesmo tempo fazer pensar como se havia de conseguir ultrapassar os sucessivos puzzles que eram apresentados ao longo das animadas histórias.



Ron Gilbert é, precisamente, um dos responsáveis pela criação destes títulos e não há muito tempo disponibilizou uma versão para PC (PC, Mac e Linux) e consolas (PS3, Xbox, Wii U) lançando assim o jogo "The Cave” (n.d.r. : este titulo é lançado gratuitamente na iniciativa da Microsoft "Games With Gold" de Janeiro de 2017).

 

História

“The Cave” começa com a rápida apresentação, por parte da própria “caverna”, das sete personagens que podem ser selecionadas pelo jogador. De seguida, o jogador é levado a escolher três das sete personagens que o levarão a chegar ao fim (espera-se) da história.

Cada uma das personagens, bastante divertidas, tem movimentações e poderes únicos.

Desde o princípio da aventura que o jogador começa a praticar e a tomar conhecimento com o tipo de “puzzles” e missões misturando-se a aventura gráfica, que já aqui falámos, com um jogo de plataformas, inicialmente de forma mais simples e que ao longo da história se vão revelando cada vez mais difíceis e complexos. Ao longo da narrativa, vão existindo sempre algumas piadas e interações por parte da personagem principal: “a caverna” que dão, sem dúvida, algum colorido e animação à história.


Jogabilidade

A jogabilidade em “The Cave” é bastante simples, pelo que qualquer pessoa, desde que perceba um pouco de inglês, consegue perceber como pode mover os jogadores e movimentar-se pela história. No entanto, uma das maiores chatices que o jogo apresentou, prende-se com o facto de termos de, em determinados momentos, percorrer a caverna com uma personagem de cada vez, fazendo com que se perca algum tempo e a repetir partes da história, pelo menos, três vezes.

Gráficos e Som

Um dos pontos que marca, decididamente, este jogo é a fantástica animação gráfica que foi implementada no jogo. Aqui, temos de dar os parabéns à equipa da “Double Fine Production” que de forma animada consegue dar criar um ambiente muito próprio cheio de humor e de pormenores deliciosos. É frequente termos de parar um pouco no desenrolar da história (a maior parte das vezes também para pensar como vamos ultrapassar os enigmas com que nos deparamos) para observar a riqueza gráfica que compõe “The Cave”.
 
 

Imagens


 
A banda sonora é boa, sendo que o principal destaque vai para a voz da caverna que, ao longo da história, vai narrando e dando algumas piadas que dão um colorido muito especial a este título.

Ron Gilbert e as personagens de

Conclusão

Resumidamente, “The Cave” é sem dúvida alguma um jogo extremamente interessante, em particular para os que gostam deste tipo de aventura gráfica ou para quem viveu intensamente os saudosos anos 80 e 90 em frente ao computador a “partir a cabeça” na resolução de enigmas neste tipo de jogo.

Apenas distribuído online, sob a tutela da Sega, o jogo “The Cave” promete algumas horas de diversão em single player ou em modo comunitário (permite até 3 jogadores em simultâneo, um para cada personagem). O preço é relativamente acessível, se tivermos em conta os preços que se praticam em alguns dos títulos no mercado das novidades. Para PC o custo é de 14,99€ (via Steam), sendo que os proprietários de Xbox 360 podem adquirir o download digital por 1200 Microsoft Points. Ah, os jogadores que tenham Xbox 360 e que queiram experimentar, podem fazê-lo gratuitamente bastando descarregar a demo a partir do link abaixo.


 Demo : The Cave [Xbox 360]  |  HomePage : The Cave
Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Classificação

Ótimo
"esumidamente, “The Cave” é sem dúvida alguma um jogo extremamente interessante, em particular para os que gostam deste tipo de aventura gráfica ou para quem viveu intensamente os saudosos anos 80 e 90 em frente ao computador a “partir a cabeça” na resoluç"
8,25
  • 8Gráficos
  • 8Som
  • 9Jogabilidade
  • 8Nível de Envolvência
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.