Google+
Especial
Obter para Microsoft
catid=122
Escrito por João Fernandes a 1 Mar. 2015

Antes de começar o texto sobre o que será este espaço e no que nos iremos focar, gostaria de deixar algumas linhas para me apresentar, no entanto, devido a acordos de confidencialidade terei de omitir alguns dados.

O meu nome: Luciano Patrão

Cargo atual: ICT Infraestructure Engineer

 

Empresa: Multinacional de Mobile Networks and Services - Localização Alemanha.

Funções: Administrar toda infraestrutura virtual. A infraestrutura consiste em 250+ Hosts e 4000+ VMs. Um grande Datacenter, dividido por diversos pequenos /médios datacenters alojados num Test Lab (research centre EDD). Implementação de novas Infraestruturas Virtuais aos novos projetos internos de Mobiel Network testes (DSC, IMS, vMSS, LTE, etc.). Responsável pela gestão e implementação do plano de backups (de toda a Infraestrutura Virtual) e disaster recover. Líder de equipa nos projetos Cloud.

Experiência: Estou no mundo do IT há cerca de 20 anos. Parte dele no ambiente Microsoft (Windows Server, Exchange Servers e/ou Active Directory). Nos últimos 7/8 anos dediquei-me mais ao ambiente Virtual onde me tornei um especialista (em Virtualização, Storage e Virtual Backups), sendo que ao longo deste tempo tenho estado em Projetos internacionais (Africa, diversos países da Europa e atualmente na Alemanha)

Agora que falei já um pouco sobre mim, vou abordar o que espero oferecer neste espaço Virtual Wintech, sendo que aqui iremos tentar abranger todas as áreas da Virtualização.

  • Hypervisor
    • Instalação e configuração de servidores(hosts VMware e Hyper-V)
    • Configurar Local Storages e Virtual Storages(iSCSI e NFS)

Na gestão e manutenção da infraestrutura Virtual

  • Maquinas Virtuais(VMs)
    • Migrar ou copiar VMs
    • Cópias de segurança (Backups)
    • Migrar ou importar/exportar para outros sistemas.

 

  • Virtual Storage – vSANs(iSCSI e NFS)
    • Criação e manutenção de Servidores Virtual Storages
    • Criação de Virtual RAIDs
    • Criação de LUNs (ou Share Volumes)

Os primeiros artigos serão apenas passos básicos para uma melhor compreensão da Infraestrutura Virtual e como funciona, mais ‘a frente iremos focar-nos em questões mais técnicas e de como construir uma verdadeira Infraestrutura Virtual(com mais que um host e usando vMotion, HA - High Availability e DRS - Distributed Resource Scheduler) . Algumas destas funcionalidades apenas existem em alguns produtos (VMware, Hyper-V, etc.)

Irei igualmente tratar num artigo como migrar de servidores físicos para Virtual (P2V – Phisycal to Virtual)

A cada 15 dias haverá um artigo (novo, ou continuação do anterior).

Espero que esta nova área na Wintech seja do vosso agrado e que aprendam algo sobre Sistemas Virtuais.

PS: Entretanto se tiverem algumas dúvidas, ou artigos específicos que gostassem que fossem falados aqui, podem sempre me enviar um email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Um abraço a todos e até daqui a 15 dias.

Luciano Patrão

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.