Google+
Obter para Microsoft
catid=93
Escrito por João Fernandes a 3 Mar. 2017

A Kaspersky Lab, a empresa global de segurança cibernética que comemora 20 anos no mercado este ano, anunciou o lançamento do Earth 2050, um projeto multimédia interativo que acumula previsões sobre desenvolvimentos sociais e tecnológicos para os próximos 30 anos. A Kaspersky Lab quer saber como será o mundo num futuro não muito distante, para que mais bem possa entender os desafios que o futuro trará, e por isso associou-se a futurologistas como Ian Pearson, acrescentou as visões do futuro dos seus próprios investigadores e falou com artistas e cientistas para desenvolver uma visão realista do que aí vem. Os utilizadores podem ajudar a moldar esta visão do futuro estudando mais de 200 previsões online, e são convidados a apresentar as suas visões para serem incluídas no site.

 

 

Andrey Lavrentyev, Diretor do Departamento de Investigação Tecnológica da Kaspersky Lab, afirma que "Todas as previsões disponíveis no site Earth 2050 podem tornar-se realidade em apenas algumas décadas. Earth 2050 não é apenas um exercício criativo para nós. Durante os últimos 20 anos, os especialistas da Kaspersky Lab têm lutado contra o cibercrime e visto ameaças evoluírem durante esse período. São, portanto, capazes de partilhar os seus conhecimentos e experiência e - em muitos casos - encorajar os utilizadores a ter um olhar mais aprofundado sobre a segurança das tecnologias futuras. Embora as invenções possam ser espetaculares - como viaturas autónomas, infraestruturas inteligente ou a capacidade de partilhar instantaneamente informações entre médicos de todo o mundo – também têm a capacidade de nos levar a cometer erros. Cada uma delas apresenta um novo mundo de oportunidades para os cibercriminosos explorarem."

 

De momento, o Earth 2050 contém previsões para 80 cidades à volta do mundo. Os utilizadores podem selecionar qualquer uma delas e as previsões aparecerão na parte superior do mapa. O portal é dividido em três categorias temporais: 2030, 2040 e 2050, cada uma delas contendo previsões de pessoas que são especialistas reconhecidas nas suas áreas de atuação. Por exemplo, os utilizadores podem explorar os pensamentos de Ian Pearson e outros especialistas da Kaspersky Lab, sobre o que o futuro reserva.

 

O fórum não se limita a previsões escritas. O Earth 2050 contém também 12 panoramas VR-enabled de cidades como Barcelona e Xangai, assim como ilustrações de diferentes artefactos do futuro. Os utilizadores podem ter uma visão de 360º na forma como as cidades do futuro poderão funcionar. Seremos capazes de ajustar a aparência de cada pessoa que vemos na rua? Inventaremos um vestido muda de estilo? São os carros autónomos o futuro dos táxis nas cidades inteligentes? Veremos anúncios enquanto dormimos? Estas perguntas são apenas exemplos do que o utilizador pode encontrar no site.

 

Preencher um formulário de feedback especial permite aos visitantes adicionar as suas próprias ideias ao portal. Estas serão publicadas assim que forem aprovadas pela equipa editorial. Os utilizadores podem discutir as previsões existentes e também contribuir compartilhando as suas. Novos conteúdos de especialistas e compilações de previsões a partir de diferentes fontes aparecerão no site com frequência. "Ainda assim, esperamos ver muitos mais nomes no portal e incentivar os nossos utilizadores e visitantes a enviarem as suas ideias mais loucas sobre o que o futuro pode parecer", acrescenta Andrey Lavrentyev.

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.