Foi inaugurada hoje em Coruche a 1ª fábrica de telemóveis portugueses, desenvolvida por portugueses, para portugueses e para o mundo.

Com um investimento inicial de 1,6 milhões de euros a IkiMobile, impulsionadora deste projeto que surgiu em 2013 não se deixou intimidar pelas grandes marcas e multinacionais e propõe-se desenvolver um produto nacional com qualidade e com enfase na sustentabilidade ambiental.

Se inicialmente as primeiras unidades dos equipamentos da IkiMobile foram produzidas na China, neste momento e com a abertura desta nova unidade de produção situada em Coruche, a intenção é centrar a produção em Portugal – produção nacional, com mão-de-obra local, usando o maior número de produtos nacionais e locais possível.

Para isso contribui o modelo KF5 Bless Cork Edition que a marca comercializa e que se encontra revestido a cortiça proveniente do montado ribatejano da zona de Coruche onde a unidade se encontra instalada.

No que diz respeito ao futuro, a marca pretende, para além de produzir os seus próprios equipamentos colocar em prática parcerias já existentes para produção de equipamentos para outras marcas de modo a rentabilizar ao máximo esta unidade fabril.

Neste momento cerca de 95% da produção destina-se a exportação, nomeadamente para Angola e Timor Leste, embora a marca já se encontre presente em algumas lojas do nosso país (Telecor, El Corte Inglês, BOX do Jumbo e Worten), tendo vendido em 2017 cerca de 400 mil telemóveis.

Nesta fase inicial a nova unidade deverá produzir cerca de 35 mil unidades por mês, mas tem capacidade para produzir 100 mil unidades.

Os 36 funcionários atualmente existentes na unidade fabril irão ver a equipa aumentar para 100 trabalhadores diretos graças a uma vaga de recrutamento que se prevê para breve. Para além disso este investimento irá gerar cerca de outros 300 postos de trabalho indiretos no concelho de Coruche.

A IkiMobile pretende afirmar-se como uma marca inovadora, diferenciadora e ecologicamente sustentável.

Está previsto para breve o lançamento de novos equipamentos que se encontram em fase de produção para aumentar e diversificar o portfolio da marca.

Durante este ano de 2018 ainda ouviremos falar desta nova marca que agora entra no competitivo mercado da tecnologia móvel.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3913 vezes
Tagged em
Top