A HP enviou-nos mais um produto do seu vasto portefólio para teste. Depois de algumas impressoras, a reputada empresa emprestou-nos durante algumas semanas um computador portátil “premium” de 13 polegadas, o Envy 13. Ao longo das próximas linhas vamos falar um pouco sobre este equipamento. Pronto ? Então vamos lá !

 

Design 

O Envy 13 apresenta um design moderno e minimalista, usando o alumínio mate e brilhante para realçar o logótipo da marca e do modelo na dobradiça e o vidro para toda a face do ecrã. Alem disso, a sua alta qualidade de construção é notória, fazendo jus ao titulo de produto premium.

De referir também que o equipamento pesa somente 1.30kg e têm pouco mais de 1cm de espessura, mostrando-se uma opção para transportar no dia-a-dia com facilidade     .

A seu redor encontramos duas portas USB 3.0, duas portas USB-C, um jack 3.5, um leitor de cartões micro SD e a ligação para o carregamento. Outras conexões como a RJ-45 ou a HDMI seriam bem-vindas no modelo, mas é comum dentro deste nicho de mercado abdicar de algumas delas para manter o equipamento mais fino.

 

Teclado e touchpad

O seu teclado segue a mesma cor do restante do equipamento, apresentando um bom espaçamento entre as teclas, o que faz a experiência de escrita ser bastante confortável, mesmo tratando-se de um computador com dimensões mais reduzidas. Para complementar, o teclado tem a opção de ativar e desativar a retroiluminação, que ilumina a tecla e o seu redor a branco, o que facilita a sua experiência de utilização em baixa iluminação. Notamos durante os nossos testes que a tecla space não tem qualquer iluminação, ficando um pouco desuniforme das restantes, mas não é algo que atrapalhe na sua utilização.

Já o touchpad, apesar de ter um tamanho razoável, mostrou-se pouco responsivo, dando a impressão que o movimento que o gesto feito nele não é bem interpretado pelo equipamento.

 

Ecrã

Tal como indiciado pelo nome do equipamento, o HP Envy 13 tem um ecrã de 13.3 polegadas, com uma resolução de 1920x1080px equipado com a tecnologia IPS, que garante uma experiência de cores melhor do que em painéis TN, presentes na maioria dos equipamentos.

Nos nossos testes, conseguimos apurar que o ecrã apresenta as cores de maneira viva e bem definida, bons ângulos de visão e uma boa resolução, sendo ideal para consumir conteúdo multimédia. 

Algo a referir é que, como na maioria dos portáteis, trata-se de um ecrã glossy, de modo a que qualquer reflexo no painel compromete facilmente a maneira que estão a ver o conteúdo.

Este equipamento não tem suporte ao toque, no entanto a HP lançou no mercado uma versão deste mesmo equipamento com um ecrã touch, o Envy 13t.

 

Desempenho

O modelo que nos foi cedido para análise conta com um Intel Core i5 da 7ª geração Kabylake, mais exatamente o 7500U, que apresenta um desempenho mais que suficiente para as tarefas do quotidiano, em conjunto com os seus 8Gb de RAM e o seu SSD de 256Gb, que torna o arranque do sistema operativo e outras aplicações muito mais rápido.

De relembrar que este equipamento não foi concebido para gaming ou tarefas pesadas, sendo a sua única placa gráfica a HD 620, placa que vem integrada no chip da Intel, indicada para tarefas básicas.

Ainda assim, incluímos nos nossos testes os jogos Counter Strike: Global Offensive e o Left 4 Dead 2, conseguindo rodar ambos na resolução HD em baixo/médio e alto, respetivamente.

 

Bateria

A bateria de 6 células do Envy 13 mostrou-se uma agradável surpresa, conseguindo facilmente garantir um dia inteiro de uso para as tarefas que é proposto fora da tomada.

 

Som

No som, a HP trabalhou em parceira com a Bang&Olufsen, uma marca com algum reconhecimento na sua área, e implementaram neste modelo um sistema de quatro colunas; dois subwoofers que ficam em baixo a cada extremidade do dispositivo, e dois na zona do teclado que fazem o restante das frequências. 

Apesar de ter todo o renome da parceria com esta marca, nos nossos testes, apesar de ter uma boa qualidade e pouca distorção do som, categorizamo-lo como suficiente.

 

Webcam

A webcam incluída grava somente a 720p, sendo suficiente para uma chamada de vídeo informal e não indicada para uma solução profissional. 

 

Sistema operativo

Por ultimo, mas não menos importante o seu sistema. Como seria de esperar, a HP equipa o modelo com o Windows 10, com alguns extras da marca como atualizadores de software proprietário, software para controlar o sistema de som, etc... Na nossa opinião alguns deles poderiam ser dispensados, como por exemplo o antivírus McAfee que por momentos chegava a consumir metade dos recursos do processador. Gostaríamos de ver em próximos modelos versões do sistema operativo mais limpos, que não atrapalhem o seu desempenho e que deem liberdade ao utilizador a escolher o que pretende utilizar. 

 

Conclusão

Apesar de alguns defeitos, o Envy 13 mostra-se bastante forte em pontos a bateria, ecrã e qualidade de construção, tornando-se uma compra interessante para quem procura um portátil premium para tarefas mais básicas. Se o foco do utilizador for tarefas mais pesadas ou gaming, recomendamos procurar um modelo mais adequado a esse uso.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 6358 vezes Modificado em Mar. 30, 2018
Tagged em
Top