Quantos de nós já teve necessidade de recuperar um ficheiro que, por uma razão ou outra, se perdeu??? A EaseUS Data Recoverey Wizard Free é apenas uma das muitas aplicações que permite recuperar de forma fácil os documentos, vídeos ou fotografias apagadas acidentalmente.

Foi-nos proposto pela marca que analisássemos o seu produto e dessemos a nossa opinião. Para tal, e em primeiro lugar, tivemos de descarregar a aplicação através do site, em http://www.easeus.com/datarecoverywizard/free-data-recovery-software.htm .

Um dos problemas mais frequentes é quando o nosso disco rígido (na maioria dos casos) passa de NTFS para RAW, ou seja, passa de um formato “legível” e interpretado por qualquer computador, para um formato “bruto” que não consegue ser lido no computador… Desta forma sempre que é necessário passar o nosso HDD de NTFS para RAW temos de recorrer a software de terceiros para que consigamos (muitas das vezes com sucesso) recuperar a informação que, numa primeira análise, poderemos pensar que está perdida…

 

A Instalação

A instalação do software EaseUS Data Recovery Wizard Free é bastante simples (muito ao estilo do “sempre amigo” Seguinte » Seguinte » Seguinte), com a vantagem de estar em Português (do Brasil), o que nos deixa perceber tudo o que é apresentado no ecrã. 

Utilização

Assim que é executado, é possível perceber que, este software permite ser usado de forma gratuita, contendo algumas limitações, permitindo a recuperação de 500 MB de informação. Caso seja necessário recuperar mais que os 500 MB, o utilizador deverá de efetuar uma atualização ao software. Atualização, essa, que tem custos (cerca de 70 dólares). 

Em primeiro lugar devemos dizer ao software que tipo de ficheiros pretendemos recuperar, sendo que, após carregar no botão Próximo, deveremos definir em que disco queremos que seja feita a pesquisa em busca de ficheiros perdidos…

Feito esta seleção, e depois de um duplo clique no disco rígido pretendido, é iniciado o processo de pesquisa… 

Após finalizado o processo de busca, numa primeira fase de forma superficial (podendo ser “reforçado” com uma busca exaustiva e mais profunda), surgem as pastas e os ficheiros que foram apagados e que podem ser recuperados.

Podemos de seguida fazer uma seleção dos ficheiros pretendidos e carregar no botão Recuperar..

Após este processo, somos abordados a definir uma pasta para onde devem ser “recuperados” os ficheiros. Feito isto, a recuperação é feita e a pasta de ficheiros recuperados surge com os dados pretendidos…

Se ainda assim, os dados que foram encontrados na primeira pesquisa não forem os pretendidos, pode-se sempre efetuar uma pesquisa mais profunda, optando pela opção de “Digitalização Profunda”. De notar que esta é uma opção que levará (de forma significativa) muito mais tempo em busca de ficheiros perdidos…

 

Conclusão

Este software é bastante simples de funcionar, apenas se lamentando o facto de ser um “Freemium”, ou seja, é em parte gratuito, mas de forma limitada sendo que quem tiver necessidade de recuperar uma quantidade “astronómica” de informação terá de pagar pelo “desbloqueio” das funcionalidades do software.

Ainda assim, e mesmo limitado, não deixa de ser uma excelente opção para quem precisa urgentemente recuperar os seus preciosos dados perdidos. 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3910 vezes Modificado em Mar. 24, 2018

Itens relacionados

Top