A Samsung cedeu-nos, gentilmente, um dos seus produtos mais vendidos, o smartphone Samsung J7, versão 2017. Ao longo de três semanas, testámos o equipamento como sendo o nosso equipamento principal, com uma utilização diária para que conseguíssemos levar a cabo mais uma análise a um produto.

Antes de começarmos, vamos detalhar algumas das especificações técnicas deste equipamento.

Processador Exynos 7870 Octa-core 1.6 GHz
Sistema Operativo Android 7.0 (Nougat)
Ecrã Super AMOLED 5.5″ 1080 x 1920 pixels
Armazenamento 16 GB; expansível via microSD até 256 GB
Memória RAM 3 GB
Câmara traseira 13 MP, f/1.7, autofocus, LED flash
Câmara frontal 13 MP, f/1.9, LED flash
Bateria 3600 mAh (não removível)
Dimensões 152.5 x 74.8 x 8 mm
Peso 181 g
Redes GSM / HSPA+ / LTE
Conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, WiFi Direct, hotspotBluetooth 4.1GPSmicroUSB 2.0Dual SIM, Dual Standby (nano-SIM)

 

 

Na embalagem

No interior da embalagem do Samsung J7 2017, encontramos o equipamento, o carregador de bateria composto por um cabo USB – micro USB e ligação à tomada, uns auscultadores, o pino de abertura ao slot de colocação do cartão SIM e um guia de iniciação rápido.

 

Design

O Design do Samsung J7 2017 apresenta-se dentro da linha que tornou popular o Samsung S7, ou seja, linhas arredondadas, muito ergonómicas e que, apesar do seu generoso ecrã, facilmente se “encaixa” na mão.

Na parte frontal do equipamento, e logo abaixo do ecrã, esta localizado o sensor biométrico que permite desbloquear, por exemplo, o ecrã mediante a leitura da nossa impressão digital. Ao lado deste sensor biométrico, estão os populares botões característicos dos equipamentos Android, que neste caso são integrados em botões sensíveis ao toque.

Acima do ecrã está localizado o sensor de luminosidade, a camara frontal e um flash frontal que promete oferecer “selfies” perfeitas e iluminadas.

Na lateral direita está localizado o botão de “ligar/desligar” sendo que do lado oposto estão presentes os botões de aumentar e reduzir o volume. Em termos de ligações, estas estão presentes na parte inferior do equipamento, seja a ligação ao carregador micro-USB, seja a ligação para os auscultadores/auricular.

Concebido em metal, a traseira do J7 2017 possui a camara fotográfica principal que é acompanhada, e localizada, mais abaixo de um flash LED.

 

Experiência de utilização 

O Samsung J7 2017 é composto por um processador Exynos 7870 Octa-core 1.6 GHz que é ainda acompanhado de 3 GB de memória RAM. AO longo da nossa experiencia de utilização, conseguimos perceber que possui um excelente desempenho, comportando de forma fiável e rápida mesmo com várias aplicações abertas em simultâneo.  

O ecrã FHD Super AMOLED de 5.5" vem equipado com um vidro 2.5D conferindo-lhe imagens de cores vivas e ângulos de visualização muito bons.

Apesar de não possuir um pequeno led de notificação, o Samsung J7 2017 vem equipado com a tecnologia “Always ON”, uma tecnologia que permite manter o ecrã ligado (em baixo consumo) onde são apresentadas as notificações sejam elas das redes sociais, e-mails, chamadas ou mensagens por visualizar. A informação apresentada por esta funcionalidade pode ainda ser personalizada permitindo ao utilizador colocar no ecrã o calendário, a hora, ou outra informação que ache relevante para o seu dia-a-dia.

A qualidade som é também um ponto a ter em conta neste equipamento, sendo que a Samsung optou por colocar apenas uma coluna de som, na parte traseira, e que, apesar da sua potencia sonora, pode por vezes ficar tapada enquanto o seguramos o que pode, de certa forma, impedir uma maior eficiência do altifalante.

Gostámos particularmente do acabamento em metal que o Samsung J7 2017 possui, o que lhe proporciona um nível de resistência muito interessante e que pode, de certa forma, ajudar a precaver alguns desastres, ainda que acidentais…

A bateria de 3600 mAh do equipamento foi também um dos pontos que nos surpreendeu, oferecendo uma autonomia, em média, de um dia e meio. Numa utilização mais intensa, o equipamento tem condições para permitir a sua utilização ao longo de um dia completo.

Camara

A camara traseira do Samsung J7 2017 possui um sensor Sony IMX 258 de uma resolução de 13 Megapixeis com uma abertura F/1.7 tendo garantindo, assim, excelentes resultados em cenários bem iluminados. No que diz respeito à sua utilização em ambientes de menos luz, foram obtidos resultados bastante aceitáveis para uma camara fotográfica de smartphone. Os níveis de contraste e recorte são por isso bastante interessantes.

Por sua vez, na parte frontal, o Samsung J7 2017 possui uma camara digital de 8 MP ladeada de um flash LED que permite obter fotografias bem iluminadas e de boa qualidade.

 

 

Software

Composto pela versão 7.0 do Android, o Samsung J7 2017 possui como personalização a TouchWiz características dos equipamentos da empresa sul-coreana. Esta interface é complementada com a Samsung UX 8.1, a mesma versão que é apresentada pelos mais recentes equipamentos da marca como é o caso do Samsung S8 e S8 +.

De destacar que este equipamento vem ainda acompanhado de software muito interessante, em particular para quem usa o smartphone para trabalhar, como é o caso da suite de produtividade Microsoft Office.

 

Benchmark

 

 

 

Conclusão

Com um preço de venda recomendado de 349€ (podendo ser adquirido em algumas campanhas com um preço abaixo dos 300€) o Galaxy J7 (2017) possui um bom desempenho graças ao processador de oito núcleos e os 3 GB de memória RAM. O excelente ecrã Super AMOLED, uma qualidade de construção muito interessante e uma autonomia de destaque são igualmente os pontos mais positivos deste equipamento.

Por todos os fatores que salientámos na nossa análise, consideramos que este equipamento pode ser uma excelente opção para quem procura um smartphone de gama média e com um nível de qualidade acima da média.

Por outro lado, temos a destacar como ponto menos positivo, o facto de possuir apenas 16 GB de armazenamento, ainda que a empresa sul-coreana destaque o suporte a cartões microSD que podem chegar aos 256 GB.

Classifique este item
(3 votos)
Ler 336 vezes Modificado em Dez. 02, 2017
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top