A Polyphony Digital Inc. traz-nos um dos mais consagrados e galardoados simulador de condução e do qual tivemos o prazer de testar, Gran Turismo Sport. Com o extraordinário poder gráfico da PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro, Gran Turismo Sport define um novo patamar no mundo dos jogos motorizados.

Pela primeira vez na historia da saga os jogadores vão poder desenvolver uma carreira virtual nas pistas com a competição online e com a hipótese de ser tornar uma lenda no campeonato FIA GT que é certificado pela Federação internacional automóvel (FIA).

Nesta versão podemos apenas contar com 164 carros contra os 1197 do GT6, mas a que ter em conta que todos os carros estão recriados ao mais ínfimo pormenor que estético quer motorizado e sem deixar de o nível sonoro dos mesmos. Dos 164 carros o mais antigo é de 2009 sendo que deveria existir a possibilidade de adicionar mais carros ao jogo. Existe também a possibilidade de customizar os carros apenas a em nível estético tal como a personagem que usamos para correr com os veículos. 

Gran Turismo Sport traz-nos em comunhão a arte e tecnologia ao mais alto nível, com um simulador de condução real em conjunto com a tecnologia 4k, 60fps, HDR e Wide Colour. Mas não foram apenas os gráficos a serem levados ao extremo, Gran Turismo Sport traz também os mais recentes veículos de alta competição de uma ampla gama de marcas onde foram estudados ao mais ínfimo pormenor desde a condução ao aspecto físico dos mesmos fazendo com que seja quase imperceptível onde começa a realidade e onde virtual. Podemos tirar todo o partido da consola quer com uma TV 4k ou com os Óculos PlayStation VR fazendo com que nos sintamos dentro do jogo devido ao realismo do mesmo.

 

Grafismo e Som

Gráficos compatíveis com os melhores tecnologias de imagens disponíveis com 4k 60fps e HDR e Wide Color sendo que não foi apenas desenvolvido para ser suportado por TV HDR mas ter um HDR real e com um desempenho fluido levando assim uma qualidade nunca antes vista num jogo de simulador automóvel. No que toca a sonoridade o mesmo esta simplesmente soberbo, tendo em conta a quantidade de veículos disponíveis o som esta tão real quanto possível. Caso possamos ter uma experiência com um sistema 5.1 é uma mais-valia. De lamentar os comentários ainda não estarem disponíveis na língua portuguesa sendo este um dos pontos a rever numa próxima edição.

 

Jogabilidade

Para quem joga este tipo de jogo pela primeira vez terá que fazer sem duvida um treino intensivo, graças ao realismo que a empresa colocou neste titulo. Como sugestão, aconselhamos, para iniciar, a escolha do modo escola de condução, um modo que iremos falar mais a frente. Para os mais veteranos nestas andanças, podemos dizer que a jogabilidade praticamente se mantem, e que se torna ainda mais desafiante se o jogador estiver "acompanhado" com um bom volante...

 

Modos de Jogo

O Sport Mode é o futuro das corridas online, tendo sido proposto pela FIA, faz com que o Advance Matching System faça competições com jogadores do mesmo nível de perícia tornando assim o jogo mais competitivo.

No modo Arcade podemos disfrutar de time trials e corridas contra A.I tendo esta sido melhorada da versão 6 para esta versão tendo em conta que o numero reduzido veículos deve se ao facto de os reproduzir com uma maior exactidão.

No “Livery Editor” temos a oportunidade de alterar o exterior do carro desde a sua origem ao verdadeiro carro de corrida tornando as possibilidades ilimitadas.

No modo Campanha temos ao nosso dispor 3 modos. O modo escola de condução temos lições de condução, e de como parar nos tempos certos num determinado ponto de uma pista neste modo temos a oportunidade de subir os escalões dependendo do troféu que ganhamos sendo eles bronze prata ou ouro. Os pontos adquiridos fazem com que possamos subir de nível ao longo do jogo desbloqueando assim o modo sport. Pois enquanto não terminarmos o modo campanha, o modo sport esta bloqueado.
Temos também o modo “Scapes” onde podemos fotografar os carros em varias localizações espalhadas por todo o mundo, onde neste campo, Portugal não foi esquecido. Neste modo a realidade e a ficção voltam a misturar-se de uma forma quase imperceptível onde começa uma e acaba a outra.

Com o suporte para PlayStation VR temos a oportunidade de sentir quase como dentro do veículo tornando a experiência imersiva jamais vivida noutro jogo do género.

Versões lançadas

Vão ser disponibilizadas varias versões do jogo sendo que irá desde os 69.99€ ate aos 129€, em que a mais baixa vira com um conjunto de packs de veículos e pistas créditos de jogo e um tema dinâmico para a PS4. A versão mais cara conta com os packs da versão mais em conta, mas com mais veículos disponíveis, esquemas para editar o veiculo avatares para a PS4 uma quantidade de créditos superior a da versão mais baixa e um capacete de corrida cromado que pode ser usado no jogo.  Podemos contar também com uma edição especial da consola versão Pro com 1TB de disco rígido com designe alusivo ao jogo, um comando DUALSHOCK4 GT Sport edição limitada. Valores ainda não disponíveis.

 

Conclusão

Este não é simplesmente mais um jogo GT mas sim o GT porque muitos esperavam com novas pistas e menos carros que o anterior. Coisa que será facilmente ultrapassada com os patch lançados certamente com o decorrer do tempo. O facto de todo o save e skills adquiridas serem gravados online faz disso um ponto negativo. Pois ainda existe quem não tenha um bom acesso a internet para o fazer. Durante o jogo tempos a opção de ver alguns vídeos de como o fazer a pista que escolhemos, mas o facto de estar apenas em inglês devia ser algo já ultrapassado nos dias de hoje, mas os vídeos são de fácil interpretação, mas a maioria dos gamers.  A nível gráfico esta muito bem concebido e para quem tem a versão Pro da PS4 vai notar uma melhoria significativa no jogo. Tivemos apenas o prazer de jogar com a PS4 normal em HDR que é uma mais valia para o jogo. Todo em concebido para o formato 4K de certo que fará com que alguns entusiastas tenham uma experiência avassaladora. Talvez um dos mais bem conseguidos até a data e desde a versão demo que foi dada para teste o jogo melhorou substancialmente quer em termos gráficos quer em condução dos veículos. Para uma experiência mais real o ideal seria o volante recomendado Thrustmaster T-GT com o preço recomendado de 799,99, valor um pouco alto para a maioria dos jogadores. Existem outras opções mais em conta, mas para um verdadeiro fã esta será mesmo a melhor opção! Gran Turismo Sport consegue estar ao nível de jogos como Forza ou Project Cars em que a qualidade do conteúdo é demonstrada em cada pista e automóvel.

Classifique este item
(3 votos)
Ler 270 vezes Modificado em Nov. 04, 2017

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top